Notícias
 
Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre completa 80 anos e diploma os associados mais antigos

Para marcar e celebrar os 80 anos, o sindicato realizou na tarde desta quinta, 17 de março, a diplomação dos mais antigos associados. Foram agraciados cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras com mais de 25 anos no quadro social

17/03/2011


Há 80 anos, mais precisamente no dia 19 de março de 1931, um grupo de abnegados metalúrgicos colocou em prática um projeto acalentado alguns anos antes: fundar um sindicato para representar a categoria em Porto Alegre e Região. Começava ali a história de um dos principais sindicatos do Estado e do país.

Várias gerações tocaram essa construção a frente e hoje o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre se orgulha de ter uma trajetória de lutas e conquistas em favor dos atuais 35 mil trabalhadores e trabalhadoras de sua base. Se orgulha também de ter uma estrutura que dá assistência às famílias de pelo menos 10 mil associados, como a sede na capital, as subsedes em Cachoeirinha e Guaíba, um sítio em Gravataí e uma Colônia de Férias em Cidreira.

Diplomação e comemoração

Para marcar e celebrar os 80 anos, o sindicato realizou na tarde desta quinta, 17 de março, a diplomação dos mais antigos associados. Foram agraciados cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras com mais de 25 anos no quadro social da entidade, a maioria aposentados.

A diplomação foi conduzida pelo presidente da entidade, Lírio Rosa, acompanhado de outros convidados, como o diretor da Escola Técnica Mesquita, Jurandir Damin, e o assessor jurídico, Dr. Leônidas Colla, do escritório Woida Forbrig Magnago & Advogados Associados, que destacou a importância de se promover solenidades como esta, preservando a memória de luta da categoria e valorizando os antigos colaboradores. No final, um coquetel foi servido aos associados, direção, funcionários e outros colaboradores do sindicato.

Mais comemoração

Na noite desta sexta, 18 de março, a partir das 21 horas, no salão de eventos da Escola Mesquita, um ato político precede o baile de chopp em comemoração aos 80 anos do sindicato. Durante o ato, todos os ex-presidentes do sindicato serão homenageados. Será um momento de nostalgia e reflexão política sobre a trajetória da entidade nestas oito décadas. Além de associados, São esperados ilustres convidados, como o governador Tarso Genro, o ex-presidente Lula da Silva e o senador Paulo Paim.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia