Notícias
 
Empresa que demitir entre 3 de março e 1° de abril, pagará multa de um salário na rescisão

Medida visa proteger economicamente o(a) trabalhador(a) metalúrgico(a) de nossa base quando for demitido(a) sem justa causa às v&eacu

22/02/2011


A Lei 6.708/79 e a Lei 7.238/84, ambas no artigo 9º, determinam uma indenização adicional paga pela empresa, equivalente a um salário mensal, no caso de dispensa do trabalhador sem justa causa, desde que ocorra dentro do prazo de 30 dias antecedentes à data-base, que, no caso dos metalúrgicos da Grande Porto Alegre, é 1° de maio. Em qualquer outra situação de dispensa, a indenização não será devida.

A indenização adicional foi instituída visando proteger o empregado economicamente quando dispensado sem justa causa às vésperas do mês de negociação da categoria. O aviso prévio, trabalhado ou indenizado, integra o tempo de serviço para todos os efeitos legais (§ 1º, do artigo 487 da CLT) e será contado para fins da indenização adicional. No caso de aviso prévio indenizado, será considerada a data em que terminaria o aviso, caso houvesse cumprimento.

Exemplos

1°) Um empregado recebeu a comunicação de desligamento da empresa a partir do dia 21 de março, com aviso prévio indenizado. Considerando que a data-base é maio, a projeção do aviso prévio indenizado entre 21 de março e 19 de abril, e os 30 dias antecedentes à data-base, 1° de abril a 30 de abril, neste caso, este empregado fará jus à indenização adicional, pois o aviso prévio indenizado conta como tempo de serviço, projetando a data de seu término dentro dos 30 dias antecedentes à data-base.

2°) Um empregado recebeu a comunicação do seu patrão de que a partir do dia 04 de abril estará em aviso prévio indenizado, sendo a data-base o mês de maio. Portanto, a projeção do aviso prévio indenizado seria entre os dias 4 de abril e 3 de maio. Como os 30 dias antecedentes à data-base vão do dia 1° de abril a 30 de abril, este trabalhador não fará jus à indenização adicional, pois a projeção do aviso prévio que conta como tempo de serviço termina dentro do mês data-base, porém terá direito à rescisão complementar, com as verbas rescisórias corrigidas pelo percentual estipulado na Convenção Coletiva da categoria.

Em caso de dúvidas, o sindicato orienta os trabalhadores a entrar em contato com a entidade pelo fone 3341.1900, ramais 9027 (Homologações) e 9013 (Jurídico), ou comparecer diretamente nestes setores em horário comercial.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia