Notícias
 
Centrais apresentam proposta de 17,33% no reajuste do salário regional

Em audiência no Palácio Piratini e na Assembleia, Na tarde desta terça-feira, 08, representantes das centrais sindicais CUT-RS, CTB, NCST, UGT, CGTB e For&ccedi

10/02/2011


Na conversa que durou cerca de uma hora, os sindicalistas apresentaram a proposta de reajuste do piso salarial regional que as entidades irão defender junto ao legislativo. O índice de 17,33% é a média do PIB dos últimos dois anos, no Estado, acrescido do INPC acumulado dos últimos 10 meses, mais um percentual do acúmulo da perda do piso regional, desde sua criação, em 2001. Essa recuperação do valor histórico será dividida em duas parcelas.

O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, salientou que o salário regional é um instrumento essencial para a democracia. “Apresentamos nossa proposta e queremos ter êxito”, disse Woyciechowski no final da reunião.

Segundo os representantes das entidades sindicais, o governador acenou positivamente para a negociação e lamentou o Rio Grande do Sul ter o menor mínino de todos os estados que possuem essa política.

Após, a pauta de reivindicação do reajuste do piso regional foi protocolada pelas centrais, na Assembleia Legislativa, em reunião com o presidente do legislativo, deputado Adão Villaverde.
 
Woyciechowski relatou o encontro com o governador e explicou os critérios que levaram ao índice apresentado. “Queremos estabelecer o diálogo com a Assembleia Legislativa sobre esse tema fundamental para a democracia e o fortalecimento do mercado interno”, disse o dirigente.

Apesar de o reajuste depender de uma iniciativa do executivo, enviando uma proposta para o legislativo Villaverde garantiu que os líderes das bancadas vão tomar conhecimento do documento que estava sendo entregue, para iniciar o debate sobre esse assunto o mais breve possível.

“É muito importante esse iniciativa das centrais de antecipar esse debate, que sabemos o quão importante é para a sociedade e o desenvolvimento do nosso Estado. Coloco o parlamento a disposição para a realização desse debate”, declarou o parlamentar.

Antes das agendas com o governo, no início da tarde, na sala do Fórum Democrático, na AL, o economista do Dieese, Ricardo Franzoi, acompanhado de sindicalistas, apresentou para a imprensa a proposta de reajuste do piso e os critérios que levaram a esse índice.

Franzoi também destacou a trajetória do salário regional, desde a sua criação, em 2001, como ficarão as faixas salariais caso o reajuste de 17,33% seja aprovado e por fim, um conjunto de informações que responde as críticas contrárias ao piso regional salarial.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia