Notícias
 
Projeção é é que o Brasil seja o 3º em vendas de automóveis em 2015
17/01/2011


O Brasil encerrou 2010 como quarto maior consumidor mundial de carros novos e, em cinco anos, deve subir mais um degrau e ocupar o terceiro lugar na lista, atrás da China e dos Estados Unidos. No ano que terminou, o País desbancou a Alemanha e em 2015 deve ultrapassar o Japão, segundo projeções da Roland Berger. A consultoria foi a primeira a prever, em março, a ascensão do mercado nacional confirmada em dezembro. Há quatro anos, o País era nono no ranking.

A China vendeu cerca de 18 milhões de veículos e os Estados Unidos, 11,6 milhões. O Japão contabiliza perto de 5 milhões de unidades e o Brasil, 3,5 milhões, o melhor resultado da história do setor.

Estudo feito pela Roland Berger indica que, daqui a cinco anos, os brasileiros vão consumir 5 milhões de carros novos, pouco acima dos 4,9 milhões previstos para os japoneses. Já nos EUA são esperadas vendas de 16,4 milhões de veículos e na China, de 19,4 milhões. O Brasil tem grande potencial para ser o terceiro maior mercado do mundo, constata Stephan Keese, diretor da Roland Berger para o mercado automotivo.

É importante para as matrizes verem que suas filiais estão crescendo por causa do mercado interno forte do Brasil, diz Keese. Ele só lamenta que o crescimento da produção poderia ser maior se as montadoras exportassem mais. Como produtor, o País mantém-se em sexto lugar no ranking mundial, com 3,6 milhões de veículos.

As montadoras brasileiras são menos competitivas por causa do câmbio valorizado frente ao dólar, elevados impostos, falta de infraestrutura e baixo nível de automatização. A produção de um carro no Brasil é 50% mais cara que na China, diz Keese.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta crescimento de 5% para as vendas este ano, ante 11,9% em 2010. A produção deverá crescer apenas 1,1%, para 3,68 milhões de unidades.

Para Fabio Silveira, da RC Consultores, a indústria automobilística brasileira tem luz verde para 2011, apesar das assombrações que a cercam, como o aumento dos juros para financiamento e das importações. Pelo seus cálculos, 20% dos novos veículos que serão vendidos no País este ano - cerca de 740 mil unidades - virão de fora. Em 2010, essa participação foi de 18,8%.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia