Notícias
 
Metalúrgicos da CUT-RS definem pauta para campanha salarial em plenária estadual
Categoria quer reposição salarial com o percentual do INPC mais 3% de aumento real
22/03/2024




 A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) reuniu cerca de 100 metalúrgicas e metalúrgicos de todo o Rio Grande do Sul na plenária estadual, realizada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da CUT-RS, em Porto Alegre. Os trabalhadores definiram os pontos de pauta da campanha salarial 2024/2025: aumento real de 3%, além da reposição da inflação conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, de maio de 2023 até abril de 2024.

O percentual reivindicado se estende às demais cláusulas econômicas. Vale-alimentação, no valor mínimo de R$ 350,00; homologação das rescisões dos contratos de trabalho nos sindicatos; redução da jornada de trabalho para 40 horas e representação dos trabalhadores terceirizados e temporários são outros itens que integram a pauta aprovada.

“A organização dos metalúrgicos gaúchos é elogiada no país inteiro”, afirmou o presidente da FTM-RS, Lírio Segalla ao abrir a plenária. De acordo ele, esse ano, o debate sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) começou cedo. “Vamos fazer diferente, trazer a categoria junto e unificar as pautas, inclusive com outros ramos”, contou ele.

O economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzoi fez uma apresentação sobre o panorama econômico do estado, cenário externo e interno. Ele explicou que o crescimento mundial se mantém moderado, mas deve apresentar desaceleração em 2024. “Neste contexto, o cenário faz o fortalecimento da indústria brasileira um imperativo de soberania”, disse e enfatizou que as principais potências do mundo estão atuando para acelerar a concretização da indústria 4.0.

Franzoi também abordou as expectativas do mercado para o ano, ponderando que queda da inflação leva a redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), que passou de 11,25% para 10,75% ao ano. Ele destacou diversos aspectos positivos como avanço dos salários e a boa expectativa de crescimento. “Ao contrário das economias, global e nacional, o PIB do Estado deve apresentar, em 2024, uma taxa de crescimento maior que a de 2023.”

Por fim, o economista falou sobre o tombo do setor de máquinas agrícolas e o impacto nas negociações. “Notícias internacionais falaram que a demanda está menor que o esperado e que há recuo nas receitas de diversas empresas”, disse Franzoi ao dar o exemplo do lucro da John Deere, que caiu em 20%. “Vamos ter que ficar atentos nas negociações, pois irão usar esses dados para justificar dificuldade para dar o reajuste”, finalizou ele.

Desconto assistencial e igualdade salarial entre homens e mulheres requerem atenção

O assessor jurídico da Federação, Lauro Magnago recordou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de que é constitucional a contribuição assistencial dos trabalhadores filiados às entidades sindicais, ou não.

“A contribuição decorre de processo de negociação coletiva e a ele se vincula. Portanto deve ser aprovada em assembleia da categoria, assim como o período de oposição, que também é um direito, deve ser divulgado”, explicou o advogado do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

Em seguida, a advogada Juliane Durão trouxe a importância de todos ficarem atentos ao cumprimento da Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023, da igualdade salarial entre homens e mulheres. “A Lei já está valendo e as empresas tem até o final do mês para apresentarem os dados solicitados”, salientou.

Recentemente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entraram em conjunto com uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal (STF), para impedir que a Lei seja cumprida.

A advogada Fernanda Livi, também da assessoria jurídica, acompanhou a plenária.

Mulheres – a vice-presidenta da FTM-RS, Eliane Morfan, destacou o trabalho realizado pelo Coletivo de Mulheres Gabi e chamou todas as metalúrgicas presentes na plenária para juntas divulgarem a pauta que será pleiteada pelas trabalhadoras.

Entre os principais pontos estão a igualdade salarial, canal de denúncias nas fábricas contra os assédios e discriminações, liberação de dois dias para consultas médicas e exames, espaço salubre para gestantes, licença-maternidade de seis meses, sala de amamentação, e liberação de dirigentes para trabalho sindical.

Campanha unificada do MSI-CUT/RS - os setores da metalurgia, alimentação, construção civil e moveleiro, que integram o Macrossetor da Indústria da CUT-RS e tem data-base no primeiro semestre, vão realizar uma grande campanha salarial unificada. A iniciativa nasce da necessidade de enfrentar os desafios atuais de forma mais estratégica e unificada. A união das entidades representativas dos ramos pretende alcançar ganhos significativos em termos de melhores condições de trabalho, salários dignos e garantia de direitos.

O tesoureiro da Federação, Milton Viário, declarou que “este ano vamos trabalhar embaixo do guarda-chuva da pauta da CUT-RS, baseado na defesa da democracia, na justiça social, na inclusão e no desenvolvimento sustentável, potencializando a capacidade de enfrentamento às políticas neoliberais, como as reformas: trabalhistas e da previdência.”

Demais pontos - a prestação de contas de 2023 e a previsão orçamentária para o ano de 2024 da FTM-RS foram aprovadas pelos participantes. A comissão eleitoral que acompanhará o processo de escolha da nova direção da entidade, que acontece em junho, também foi eleita.


Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia