Notícias
 
Atuação rápida do Sindicato reintegra trabalhadores demitidos injustamente na BerlinerLuft do Brasil
Trabalhadores eram integrantes eleitos da CIPA e tinham estabilidade garantida por lei
21/12/2023


Jean Lazarotto - STIMEPA


Os metalúrgicos Márcio dos Santos e Paulo Queiroz, foram reintegrados ao quadro de funcionários depois de mobilização do Sindicato junto ao escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

 

Logo após saber da demissão dos metalúrgicos, a direção do Sindicato entrou em contato com a empresa para falar sobre o caso e também acionou o departamento jurídico do Stimepa, que entrou com uma ação trabalhista na segunda-feira (18), pedindo a reversão imediata. A advogada Fernanda Livi, explicou que a decisão da empresa foi irregular pois os funcionários eram integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e estavam dentro do prazo de estabilidade garantida por lei aos membros da CIPA.

 

A administração da BerlinerLuft do Brasil reconheceu a irregularidade e determinou a readmissão antes mesmo da ação tramitar na justiça do trabalho. Na quinta-feira (21), ambos os trabalhadores foram reintegrados ao quadro de funcionários sem prejuízos pelos dias afastados.

 

Marcelo Nascimento, diretor de Prevenção e Saúde do Trabalhador no Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, comemorou a decisão. “Nossa direção tem conseguido abrir diálogo com as empresas para resolver com agilidade os problemas enfrentados pelos trabalhadores e isso é característica de uma entidade fortalecida pela união dos metalúrgicos Sindicalizados.”, destacou. Marcelo ainda lembrou que as empresas devem respeitar as comissões para garantir não só a segurança e saúde dos trabalhadores, mas também para evitar penalidades judiciais pelo descumprimento da lei.

 

Trabalhadores assinaram a reintegração e prontamente receberam os novos uniformes e equipamentos de proteção individual

 

Em Janeiro tem eleição de novos integrantes da CIPA

 

Lembramos aos trabalhadores que em janeiro acontece nova eleição de representantes da CIPA na BerlinerLuft e que qualquer irregularidade deve ser informada imediatamente ao Sindicato para que seja preservado o direito de organização e defesa dos trabalhadores. Os representantes eleitos para a Comissão tem estabilidade garantida por até um ano após o encerramento de seu mandato

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA deverá abordar as relações entre o homem e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

 

A saúde e preservação da vida dos trabalhadores é uma bandeira antiga de luta do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, que sempre reconheceu a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes. Para a direção do Sindicato, a CIPA não é apenas um instrumento de luta e organização, mas é essencial na melhoria das condições de trabalho dos brasileiros e brasileiras, conforme estipulado na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (NR5).

Fonte: Jean Lazarotto/Stimepa
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia