Notícias
 
Sindicato realiza cerimônia de posse para celebrar Comitês Sindicais de Empresa (CSE)
Foram eleitos trabalhadores da SP Brasil, Viemar, Hidrojet, Nexteer e TMSA.
16/12/2023


Luiza Alves - STIMEPA
Foram eleitos trabalhadores da SP Brasil, Viemar, Hidrojet, Nexteer e TMSA.


Para celebrar a vitória dos Comitês Sindicais de Empresa dos trabalhadores da SP Brasil, Viemar, Hidrojet, Nexteer e TMSA, a direção do Sindicatorealizou uma cerimônia de posse na noite de sábado (16), na sede em Porto Alegre.

Entre os convidados estavam os familiares dos trabalhadores eleitos e autoridades. A mesa do evento foi composta por Amarildo Cenci, Presidente da CUT-RS, Taíse Gonçalves, diretora do Stimepa, trabalhadora e integrante do CSE da TKE, Adriano Filippetto, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Lírio Segalla, Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS), Loricardo de Oliveira, Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e Basílio Silva, representante do Senador Paulo Paim.

 

Amarildo Cenci, Presidente da CUT-RS, parabenizou os metalúrgicos eleitos e destacou a importância da eleição dos comitês. “Um evento que certifica, homenageia e celebra uma iniciativa de organizar os trabalhadores de dentro do local de trabalho para dentro da entidade”. Em sua fala Amarildo defendeu que o exemplo deve seguir para dentro de todas as empresas para que a categoria tenha real representação sindical e possa atender as demandas dos trabalhadores.

Lírio Segalla, atual presidente da FTMRS e ex-presidente do Stimepa, foi o precursor na implantação dos CSE ainda em 2012. Segalla ressaltou que a indignação dos trabalhadores com as injustiças é o combustível principal para a luta da categoria.

Taíse Gonçalves, diretora do Stimepa, relembrou da luta das mulheres contra o assédio dentro das empresas “Não podemos perder nossa dignidade para manter nosso emprego”.

O Presidente da CNM, Loricardo de Oliveira, se disse muito feliz em participar de um momento tão importante para os trabalhadores. “Essa posse aqui em Porto Alegre é muito importante e estratégica, pois deve servir como exemplo no estado do Rio Grande Do Sul para construir a luta dos trabalhadores metalúrgicos dentro do local de trabalho” garantiu.

Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, relembrou que os CSE são uma ferramenta extra na defesa dos trabalhadores, especialmente onde não existem diretores sindicais de empresa. Filippetto reafirmou o compromisso da direção da entidade para que novos comitês sejam formados e eleitos em 2024.

O que é o CSE?
CSE amplia a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho e agiliza a solução de problemas e conflitos. É ele quem negocia diretamente com a empresa, tanto temas de interesse coletivo quanto problemas individuais.

Entre várias atribuições, cabe ao CSE fiscalizar o cumprimento da legislação e dos instrumentos coletivos, encaminhar reivindicações dos trabalhadores e negociar condições específicas de trabalho na empresa. É ele também que se encarrega de negociar a adequação da lei trabalhista à realidade da empresa e à vontade dos trabalhadores, por meio dos acordos coletivos de trabalho.

Fonte: Jean Lazarotto/STIMEPA
Fotos: Luiza Alves/STIMEPA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia