Notícias
 
Escola Mesquita recebe homenagem aos seus 60 anos na Assembleia Legislativa do RS
O Sindicato e Escola receberam a medalha da 56º legislatura
08/12/2023


Jean Lazarotto - STIMEPA
O Sindicato e Escola receberam a medalha da 56º legislatura



Na tarde do dia 6 de dezembro, a Escola Técnica José César de Mesquita recebeu uma homenagem aos seus 60 anos de história. O Grande Expediente, proposto pela Deputada Estadual Stela Farias(PT), aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado e contou com a presença de parlamentares, dirigentes sindicais, professores e estudantes da escola. O Sindicato e a Escola receberam a medalha da 56º legislatura entregue pela deputada. Stela destacou a importância da instituição na economia e na formação dos jovens, “A Escola Mesquita vem formando profissionais qualificados e contribui para a inclusão social e o desenvolvimento econômico de toda a nossa Região Metropolitana” afirmou.


Qualificação e pioneirismo em áreas estratégicas

A Escola disponibiliza cursos técnicos de nível médio em setores estratégicos, como eletrônica, mecânica, automação industrial e informática. A instituição é a primeira no Estado a oferecer cursos profissionalizantes em sistemas de energia renovável, garantindo programas de qualificação de nível básico, bem como iniciativas e projetos voltados para inclusão social, como o programa Jovem Aprendiz, a economia solidária e também realiza cursos específicos dentro das fábricas em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
As temáticas abrangem a formação profissional, a educação de jovens e adultos, o emprego e a tecnologia, a economia solidária, a juventude, as políticas públicas, o enfrentamento da vulnerabilidade e a promoção da inclusão social.
Investimento na formação de mulheres

 

Em outubro, foi firmada a parceria entre a Escola e Governo do Estado para o desenvolvimento de cursos técnicos em sistemas de energia renovável, eletrônica, informática e automação industrial com vagas especiais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica e chefes de família em Alvorada. Além disso, as participantes terão a garantia de encaminhamento profissional direto para o setor industrial, facilitando assim o retorno destas mulheres ao mercado de trabalho. O Investimento de RS$ 250 mil reais para o projeto intitulado "Mulheres Empoderam Mulheres - Juntas Somos Tec" veio por meio de emenda parlamentar proposta pela Deputada Stela Farias.

 

Patrimônio dos Trabalhadores Metalúrgicos

Durante seu discurso, Stela lembrou que a Escola Mesquita foi criada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, “São duas instituições que se complementam e compartilham a mesma trajetória de lutas e conquistas, seja através do sindicalismo ou da educação voltada à inclusão e à cidadania. Esta homenagem, antes de tudo, é uma consideração respeitosa à história destas duas instituições, que tiveram e têm até hoje grande afinidade e importância para a sociedade gaúcha”, garantiu Stela.

 

Participaram da mesa Claudete Souza, diretora da Escola Técnica Mesquita, Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Patrick Fogaça, aluno da Escola Mesquita, Gilmar Sossella (PDT), Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Jurandir Damin, ex-diretor da Escola Mesquita e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Em apartes, os deputados Sofia Cavedon (PT), Airton Artus (PDT), Elizandro Sabino (PTB), Edivilson Brum (MDB) e Airton Lima (Podemos) também prestaram suas homenagens e destacaram a importância da Escola Técnica José César de Mesquita para o desenvolvimento do estado.

 

 


Fonte:
Jean Lazarotto - STIMEPA
ESCOLA MESQUITA
ALRS

Fotos: Jean Lazarotto

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia