Notícias
 
Cerimônia de retomada da CEITEC reúne trabalhadores, autoridades e representantes sindicais
Fábrica de semicondutores teve seu processo de extinção revertido pelo governo Lula
16/11/2023


Fábrica de semicondutores teve seu processo de extinção revertido pelo governo Lula


Na manhã desta terça-feira (14) foi realizado um ato marcando o retorno do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública de semicondutores e microchips, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, que teve seu processo de extinção revertido pelo governo Lula após intensa mobilização do Sindicato dos Metalúrgicos junto aos trabalhadores.

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, que participou da cerimônia ao lado de autoridades e representantes dos trabalhadores, destacou o empenho de todos os envolvidos no processo de reversão da extinção da empresa pública e informou que bancos e antigos clientes já procuraram a Ceitec para retomar as relações comerciais após o anúncio da retomada das atividades.

Para Luciana, a Ceitec representa uma possibilidade para o Brasil dominar o conhecimento tecnológico, científico e produtivo que poucos países do mundo possuem. “Com recursos humanos altamente qualificados e sofisticada infraestrutura, a Ceitec tem capacidade para operar diferentes rotas tecnológicas, inclusive alinhadas às políticas de inovação e de reindustrialização em novas bases”, destacou.

Augusto Gadelha, atual presidente da Ceitec, lembrou que a área de semicondutores é “complexa, requer investimentos massivos e competência de recursos humanos” e destacou a sua importância para o desenvolvimento do país. “Muito se fala sobre a ‘guerra dos chips’ entre China e Estados Unidos, porque o chip é a peça fundamental da sociedade moderna”, afirmou.

Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, comemorou o retorno da estatal, não apenas pelos empregos, mas também pela oportunidade de construir a independência e soberania econômica do Brasil na produção de novas tecnologias.

Lauro Magnago, advogado do Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, que atende os trabalhadores metalúrgicos, acredita que a retomada das atividades também Implica na possibilidade de readmissão dos trabalhadores que foram desligados durante o processo judicial de extinção da estatal.

Edvaldo Muniz, trabalhador da Ceitec e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos, disse que o clima é de comemoração e otimismo entre os trabalhadores e trabalhadoras da fábricas. Muniz atribuiu a vitória à luta dos trabalhadores junto ao Sindicato nas mobilizações e articulações políticas que pediam a reversão do processo de extinção da empresa.

Foto: Adriano Filippetto, Marcelo Jurandir, Luciana Santos, Lauro Magnago e Edvaldo Muniz

 

A fábrica de semicondutores deve retomar sua produção em 2024, priorizando logística, rastreamento de animais, energia renovável, carros elétricos e painéis fotovoltaicos. O governo prevê investimento de aproximadamente R$ 500 milhões para o projeto da retomada, do qual metade deste valor está na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024.

 

Fonte: Jean Lazarotto/Stimepa e CUT/RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia