Notícias
 
CUT-RS reforça Outubro Rosa em defesa da saúde das mulheres
Essa campanha acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de debates e outras atividades.
03/10/2023


Luiza Helena - Stimepa


Outubro chegou e veio outra vez com ele a importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, fortalecendo a luta em defesa da saúde pública e da vida.

Para alertar sobre os sintomas da doença, como fazer prevenção e combatê-la desde o início, a CUT-RS apoia a campanha Outubro Rosa. Assim, a exemplo dos últimos anos, a entidade alterou a cor vermelha do site e das páginas nas redes sociais para a cor rosa.

Essa campanha acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de debates e outras atividades.

Criada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a iniciativa busca chamar a atenção das mulheres para a necessidade de fazer mamografias e exames de rotina para enfrentar a doença, visando identificá-la ainda nos estágios iniciais.

 

Fortalecer o SUS e as políticas públicas

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Mara Weber, destaca que “o Outubro Rosa deste ano acontece depois da vitória contra o governo de morte e com Lula presidente a luta pelo fortalecimento do SUS se fortalece”.

“Temos desafios no estado e nos municípios, especialmente em Porto Alegre, onde segue a política de privatizações e precarização dos serviços públicos, o que afeta diretamente as mulheres e o acesso delas às políticas de saúde”, salienta.

Segundo ela, “o Outubro Rosa é um momento de falar sobre o autocuidado e o cuidado de quem cuida, pois nós, mulheres, cuidamos de filhos, filhas, netos, netas, pais mães e até sogros”.

“São as mulheres que cuidam da comunidade, como mostra o Projeto CUT com a Comunidade, onde a maioria das lideranças são mulheres. Então, é preciso pensar em políticas públicas e ações coletivas nas comunidades para cuidar de quem cuida”, aponta Mara.

 

 Foto: Matheus Piccini/CUT-RS 

Cuidados que todas as mulheres devem ter

O câncer de mama no Brasil é o tipo de doença que mais afeta as mulheres. Acima dos 40 anos, a incidência de casos é ainda maior. Confira alguns cuidados que todas as mulheres devem observar:

- prevenção com consultas e exames específicos;
- para mulheres acima de 40 anos, mamografia anual;
- auto exame (apalpação das mamas para detectar alterações, como caroços, nódulos);
- alimentação saudável.

A falta de informação e o excesso de pudor ajudam a elevar o número de óbitos envolvendo o câncer de mama. A detecção tardia dos tumores prejudica o tratamento da enfermidade.

 

imagem:Freepik

O que é Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, hoje difundida em diversos países, ajuda a compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

No Brasil, a primeira iniciativa partiu de um grupo de mulheres, em 2002. O Inca participa do movimento, desde 2010, promovendo campanhas e espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Além de usar a cor rosa no site e nas redes sociais, a CUT-RS e o Coletivo Estadual de Mulheres têm estimulado os sindicatos e as federações a promover debates para conscientizar as mulheres, além de divulgar informações acerca da importância do Outubro Rosa para ampliar a luta em defesa da saúde, da vida e da democracia.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia