Notícias
 
CUT-RS e centrais realizam novo ato contra juros altos na próxima terça
A manifestação será realizada em frente à sede do BC, na Rua 7 de Setembro, 586, no Centro Histórico de Porto Alegre
15/09/2023


A manifestação será realizada em frente à sede do BC, na Rua 7 de Setembro, 586, no Centro Histórico de Porto Alegre


 A CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos comprometidos com a luta contra os juros altos promovem na próxima terça-feira (19), às 11h, um novo ato pela redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,25% ao ano, a mais alta do mundo.

A manifestação será realizada em frente à sede do BC, na Rua 7 de Setembro, 586, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O protesto também exigirá a saída imediata do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) e com mandato até 31 de dezembro de 2024.

O ato ocorrerá no primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que anunciará no dia seguinte a taxa de juros para o próximo período. Na última reunião do Copom, a taxa foi reduzida em 0,5%, o que foi insuficiente.

Juros altos endividaram povo brasileiro
A justificativa de Campos Neto para manter a Selic em um alto patamar é de que é preciso controlar a inflação. “Ora, isso não se justifica porque os últimos resultados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a inflação está controlada, especialmente nos preços do grupo alimentação”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Para ele, “é preciso aumentar a pressão para barrar a política cruel e perversa do presidente do BC, que aumentou o endividamento do povo brasileiro e trava o crescimento econômico e a geração de emprego e renda”.

“Juros altos e extorsivos só favorecem os ganhos dos banqueiros, rentistas e especuladores, aprofundando ainda mais a desigualdade social”, salienta o dirigente sindical.

A reconstrução do Brasil, segundo ele, passa por ouvir a voz dos trabalhadores e das trabalhadoras. “É imprescindível baixar as taxas de juros, como forma de aquecer a economia, reduzir o endividamento das famílias e melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora”, ressalta Amarildo.

Fora Campos Neto
O presidente da CUT-RS reitera a necessidade da saída do bolsonarista Campos Neto, que vem sabotando o crescimento da economia brasileira com a manutenção dos juros nas alturas. “O BC não pode ser independente das políticas do governo eleito pelo voto e ficar sob controle do sistema financeiro, que é quem ganha e abocanha as riquezas do país”, salienta.

“A chamada autonomia e independência do BC coloca em risco o projeto nacional de nação e, por isso, é fundamental o afastamento do Campos Neto. Que ele saia para que o projeto de reconstrução e desenvolvimento do país não fique submetido aos interesses do capital financeiro", enfatiza Amarildo.

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia