Notícias
 
Diretora da FTM-RS e do STIMEPA participa de criação da rede da TKE
A reunião serviu de plataforma para discussões robustas sobre as situações nacionais nas fábricas da TKE para melhorar os direitos dos trabalhadores
12/09/2023


A reunião serviu de plataforma para discussões sobre as situações nacionais nas fábricas da TKE


 A metalúrgica Taise Gonçalves Almeida esteve em Madrid, na Espanha, para uma reunião híbrida do Sindicato Global IndustriALL e da empresa onde é trabalhadora, a TK Elevator (TKE). Taise é diretora da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e afirma “minha luta diária é contra o assédio. Eu entrei no Sindicato por conta disso.”

 A reunião realizada nos dias 11 e 12 de julho, serviu de plataforma para discussões robustas sobre as situações nacionais nas fábricas da TKE e em torno dos objetivos do conselho sindical global (GUC) para melhorar os direitos dos trabalhadores e fortalecer o diálogo social. Condições de trabalho, salários, diálogo social, direitos dos trabalhadores e sindicais e o desenvolvimento de um conselho sindical global foram temas discutidos.

 A dirigente conta que desde fevereiro de 2020, quando a Thyssenkrupp anunciou a venda de sua divisão de elevadores para a TKE, os trabalhadores perderam a proteção da rede internacional, ficando apenas com um acordo global. “Sempre tivemos um número bastante elevado de assédios dentro da empresa, tanto que entrei no STIMEPA por conta disso, porque denunciei e fui atrás de combater essa conduta”, conta.

 A reunião na Espanha também dedicou tempo à formação do conselho sindical global do TKE, um órgão que forneceria uma plataforma para os trabalhadores e sindicatos expressarem as suas preocupações, melhorarem as condições de trabalho e defenderem os direitos dos trabalhadores à escala global.

 Para Taise, a construção dessa rede internacional visa diminuir o número de casos de assédios. “Infelizmente é cultural, em vários países acontecem os casos de assédios e nas mais diversas formas. Aqui no Brasil, nossa cultura é agressiva e de violência contra a mulher”, afirmou.

 Por fim, a diretora garante que a iniciativa da IndustriALL é fundamental devido ao grande número de assédios que temos no Brasil. “Além das represálias, quem se queixa ou faz denúncia é normalmente demitido, ao invés de ser acolhido. E isso precisa ser mudado”, finaliza ela.

 

Fonte: FTM-RS com informações da IndustriALL

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia