Notícias
 
Debate sobre assédio moral e relato de atividades marcam reunião do Coletivo de Mulheres da FTM-RS
O encontro virtual, através do zoom, abordou o assédio moral no trabalho, a campanha salarial e as atividades do último período.
28/08/2023


FTMRS


 O Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) promoveu uma reunião na noite de sexta-feira (11). O encontro virtual, através do zoom, abordou o assédio moral no trabalho, a campanha salarial e as atividades do último período.

“Aqui é um espaço de reafirmamos nosso compromisso, juntas pela igualdade, em busca pela equidade e fortalecer a formação de políticas afirmativas. Unidas e conscientes ampliamos nossa voz e atuação, para transformar não apenas nossa categoria, mas toda a sociedade”, afirmou a vice-presidente da FTM-RS, Eliane Morfan ao iniciar o encontro.

As dirigentes relataram casos de assédio moral no local de trabalho e ressaltaram a atuação dos sindicatos no combate e fiscalização. “O trabalho não pode nos adoecer, nem física e nem mentalmente”, afirmou a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e da FTM-RS, Taise Gonçalves Almeida.

A assessora jurídica da Federação, Juliane Durão também destacou a importância das dirigentes mulheres se apropriarem do assunto, para identificar e ter mais condições de combaterem os casos de assédios.

Avaliando as negociações das campanhas salariais, as diretoras falaram dos avanços e dos pontos que enfrentaram dificuldades. “É muito importante que haja um trabalho permanente de convencimento dos dirigentes sindicais homens da necessidade dessas pautas. Além disso, é importante entender que ao negociar cláusulas específicas das trabalhadoras, toda a categoria ganha e sai fortalecida”, ponderou Juliane.

Por fim, houve relato das lutas e atividades que aconteceram no último período, como a Marcha contra a alta taxa dos juros do Banco Central (BC) realizada no dia 20 de junho, em Porto Alegre e a 7ª Marcha das Margaridas que reuniu cerca de 150 mil mulheres em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto. A continuidade da construção, fortalecimento e ampliação da organização de base das trabalhadoras metalúrgicas a partir do local laboral segue como compromisso do coletivo das mulheres metalúrgicas da FTM-RS.

Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia