Notícias
 
Dirigentes metalúrgicos concluem curso de Formação de Formadores
O curso desenvolvido na Escola Sindical Sul da CUT serviu para capacitar e fortalecer a atuação dos representantes metalúrgicos(as)
05/07/2023




Um grupo de dirigentes metalúrgicos de sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) participou do curso de Formação de Formadores (FF) da CUT da região Sul (RS, SC e PR), que teve o sexto e último módulo realizado entre os dias 21 e 23 de junho. Na ocasião, uma cerimônia de formatura foi realizada para marcar a conclusão do curso, desenvolvido na Escola Sindical Sul da CUT.


Frederico Apratto (Fred), diretor de formação do Sindicato, explicou que o encontro é essencial para capacitar os dirigentes para atender as demandas da dos trabalhadores e trabalhadoras. "Saímos compreendendo que formação, utilizando ferramentas pedagógicas da educação popular, torna o ensino mais democrático, enriquecendo o conhecimento da base para que a luta dos trabalhadores e trabalhadoras fique mais fortalecida." garantiu Fred.


Uma das participantes, a vice presidenta da FTM-RS, Eliane Morfan enfatizou que o movimento sindical tem em seus ombros o peso da responsabilidade de lutar por um estado democrático e com a garantia de direitos. “A formação sindical vem para ampliar a participação dos dirigentes em todos os processos, promovendo e qualificando para a negociação, debate de ideias, de propostas e projetos”, afirmou.

De acordo com ela, o curso de FF trouxe o diálogo entre dirigentes sindicais de áreas distintas, proporcionando formação de consciência enquanto classe trabalhadora para além das suas atuações específicas. “A formação exige de nós, a escuta e o olhar atento. Façamos disso nossa luta diária para mudar o mundo das mulheres e da classe trabalhadora”, disse ela que também integrou o curso de Formação de Formadoras de Mulheres (FFM).



Além de Fred e Eliane, participaram do encontro o secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL), Alexandre Gil e o secretário de Comunicação do STIMMMESL, Alexandre Rosa da Rocha também estavam na delegação de gaúchos que realizou a formação, que iniciou em junho de 2022.

Agora, fica o compromisso dos formandos permanecerem integrados à rede de formação da CUT, dando continuidade, nas suas respectivas regiões, ao trabalho iniciado a partir do curso realizado.

Fonte: FTM-RS com edição de Jean Lazarotto

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia