Notícias
 
Sindicato promove cerimônia de posse dos trabalhadores eleitos para os Comitês Sindicais de Empresa em Guaíba
Foram empossados representantes da TK ELEVATOR, ODERICH e DATACOM
21/06/2023


Stimepa
Foram empossados representantes da TK ELEVATOR, ODERICH e DATACOM


Guaíba, 17 de junho de 2023,

Em uma noite marcada por celebração e reconhecimento, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre realizou a cerimônia de posse para os membros dos Comitês Sindicais de Empresas (CSE) eleitos pelos trabalhadores.

O evento ocorreu no salão de festas da subsede da entidade, em Guaíba, reunindo representantes sindicais e lideranças políticas aliadas que dialogaram com os trabalhadores, como o deputado federal Dionilso Marcon (PT); o superintendente regional do trabalho e ex-presidente do Sindicato, Claudir Nespolo; o presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) e ex-presidente do Sindicato, Lírio Segalla; o atual presidente do Sindicato, Adriano Filippetto e Catiana Leite, dirigente sindical representante das mulheres metalúrgicas.

Na fala para os convidados, os líderes presentes expressaram sua confiança de que o Comitê Sindical de Empresas será um canal efetivo para a solução de questões trabalhistas e a melhoria das condições de trabalho, visando sempre o bem-estar dos metalúrgicos e metalúrgicas.

 

Lírio Segalla, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) e ex-presidente do Sindicato, explicou que os CSE nasceram de uma ideia da CUT para aprimorar a organização nos locais de trabalho e lembrou das dificuldades nas negociações coletivas da categoria para conseguir espaços dentro das empresas para a atuação sindical.

“Sabemos que o patrão não dá nada de graça pra gente pois tudo o que conquistamos até hoje foi através da organização e luta. Os problemas acontecem nos locais de trabalho e é lá que devemos estar organizados.” – Lírio Segalla
 

Rudinei Fernandes, vice-presidente do Sindicato e coordenador da região de Guaíba, iniciou seu discurso destacando a importância de eleger representantes da categoria para os CSE´s como forma de fortalecer as relações entre os trabalhadores metalúrgicos e os empregadores, incentivando o diálogo aberto e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela categoria.

 

Foram empossados Jorge Alves Schell e Jenifer Brum dos Santos, representantes do CSE da DATACOM; Diego Cardoso Pereira, Edmilson Castro de Freitas e Patrick Marques foram eleitos para o comitê da Oderich. Também foram empossados Taise Almeida, Taiane Mello, Jaqueline Castro, Rodrigo Carvalho, Andrio Ricardo Rosa, Luís Romário Borges e Cristiano Alves eleitos ara representar os trabalhadores da TK ELEVATOR.

 

O Deputado eleito pelo PT, Dionilso Marcon, parabenizou os representantes eleitos para representar os trabalhadores e falou sobre a importância de existirem comitês que podem solucionar com maior agilidade os problemas específicos de cada local. O deputado também lembrou do compromisso que firmou com os metalúrgicos durante as eleições para lutar pelas pautas da categoria, “A eleição do Lula foi uma eleição da luta de classes e tenho certeza que sem ele não teríamos os Comitês Sindicais nas empresas. Agora temos pela frente a luta para a revisão da reforma trabalhista e da previdência“ garantiu Marcon.

 O Presidente do Sindicato, Adriano Filippetto, lembrou que o Sindicato os Metalúrgicos da Grande Porto Alegre é o primeiro sindicato de classe do RS e também o único do estado que conseguiu implementar os comitês individuais para representar os trabalhadores nas empresas “O CSE foi criado para fortalecer o trabalho de base nos locais de trabalho e nos empenhamos para espalhar essa ferramenta para a maior número de empresas possível.”, afirmou Filippetto.

 

Claudir Nespolo, Superintendente Regional do Trabalho, relembrou os diversos ataques sofridos pela classe trabalhadora nos últimos anos, “Com a reforma trabalhista de 2017 foram inauguradas formas precárias de trabalho sem direitos ou perspectiva de futuro, como a terceirização desenfreada que trouxe tantos casos de trabalho análogo á escravidão” lamentou.


Claudir, que também é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre também mostrou entusiasmo com a atuação da entidade "Quanto orgulho eu tenho de ver meu sindicato fomentar a organização de base dentro do local de trabalho. Os metalúrgicos são a categoria que nos últimos anos tomou a frente das grandes lutas urbanas” destacou.

 

 

Catiana Leite – Dirigente Sindical e representante das trabalhadoras metalúrgicas, parabenizou os integrantes dos comitês e se mostrou entusiasmada com a eleição de cada vez mais mulheres para lutar pelas pautas da categoria dentro das empresas.

 

 

Rudinei Fernandes parabenizou novamente todas as comissões eleitas e garantiu que a direção do Sindicato seguirá trabalhando de forma constante para eleger novas comissões.

“Para nós do movimento sindical é um orgulho imenso, o STIMEPA é o primeiro sindicato do estado a implementar o CSE, que vai garantir melhores condições de trabalho para a categoria e ao mesmo tempo ajudar na renovação dos dirigentes sindicais” – Rudinei Fernandes.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia