Notícias
 
Encontro LGBTQIA+ da CUT reúne coletivos de 12 estados e reforça lutas
Sindicato participou do encontro que debateu a luta pela dignidade, direitos e contra a violência praticada contra a população LGBTQIA+, tanto na sociedade como no mundo do trabalho
10/05/2023


Stimepa


A luta pela dignidade, direitos e contra a violência praticada contra a população LGBTQIA+, tanto na sociedade como no mundo do trabalho é pauta permanente da CUT e, no último fim de semana, foi destaque do 4° Encontro do Coletivo LGBTQIA+ da CUT.


A atividade, híbrida, cuja parte presencial ocorreu em São Paulo, na sede da Central, reuniu coletivos de 12 estados, já estabelecidos, que, juntos, traçaram estratégias para fortalecer ainda mais a mobilização dessa população.


Foram três dias – da sexta-feira (5) ao domingo (7) – de debates organizados pela Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, em parceria com o Solidarity Center, entidade ligada à maior central sindical do hemisfério norte a AFL-CIO.


O resultado positivo desses debates foi destacado pela secretária titular da pasta na CUT, Jandyra Uehara. “Foram três dias de muita conversa, muita interação e proposições para reforçar a luta da população LGBTQIA+. Este é um momento de esperança, disposição e luta pela redemocratização do Brasil e este cenário é propício para avançarmos nesse tema”, disse a dirigente.


Em uma realidade política cujo horizonte aponta para um reestabelecimento do diálogo com o governo federal sobre as pautas mais urgentes do segmento, o encontro debateu a ampliação dos coletivos, a atuação sindical em defesa dessa população e o fortalecimento de ações como o Projeto Pride, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que visa aumentar a participação da população LGBTQIA+, com foco na população trans, na economia formal e no mercado de trabalho.


“Revimos o que discutimos lá atrás, no encontro anterior, realizado ainda sob um governo fascista e com muitas dificuldades. Mas a CUT é uma entidade de representação e importância nacional e houve pontos em que avançamos. Agora estamos atualizando nossa pauta e reforçando nossas lutas”, destacou Wal Siqueira, coordenador nacional do Coletivo LGBTQIA+ da CUT.


O dirigente, professor da rede pública de ensino em São Paulo, destacou o contexto político atual, de abertura de canais democráticos de participação social no governo federal, como a recriação do Conselho Nacional em Defesa da População LGBTQIA+, ao qual a CUT se candidatou para o próximo período.
Membro do Coletivo e também o professor, Zezinho Prado reforçou a importância da realização dos debates no encontro. Em referência ao período em, que as populações minorizadas – negros, mulheres, indígenas e, no caso, LGBTQIA+ – foram perseguidas pelos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), o dirigente afirmou que a população ficou ‘sem voz’ e, por isso, agora com um governo progressista, é hora de reforçar as ações.
“A gente vai reconstruir tudo aquilo que nos foi negado e tirado nesses seis anos de desgovernos”, disse Zezinho.

 

Relações sociais e de trabalho


O encontro também traçou um diagnóstico das políticas governamentais e empresariais voltadas para as trabalhadoras e os trabalhadores LGBTQIA+. Entre os temas debatidos a atuação do judiciário em relação a casos de violências e discriminação nos locais de trabalho foi destaque.
De acordo com um levantamento feito pela rede social LinkdIn, em 2022, quatro em cada 10 pessoas LGBTQIA+ já sofreram algum tipo de discriminação no trabalho, por causa de suas orientações sexuais. A pesquisa se refere a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer, intersexuais, assexuais e pansexuais.
Além disso, a violência que vitima esta população aumentou nos últimos anos com a ascensão da extrema direita ao poder no país. Em 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de mais de 325% no número de casos registrados no país, específicos com a homofobia como motivação. Passou de 1.719 em 2021 para 1.271 no ano passado.
No entanto, o número pode ser maior já que muitos casos não são registrados pelas vítimas por medo de exposição, preconceito pelas autoridades e represálias de seus agressores. Tais crimes notificados envolvem casos de lesão corporal dolosa, homicídio doloso e estupro.
“Precisamos respeitar a diversidade, vencer o discurso do ódio, assegurar direitos para todos os segmentos da classe trabalhadora, em especial para os mais vulneráveis e discriminados, caso da população LGBTQIA+”, afirmou Jandyra Uehara sobre a urgência em combater a violência, preservar vidas e instituir uma sociedade mais democrática.
Ainda no encontro, um outro tema relacionado ao trabalho foi abordado. São as cláusulas em Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, negociadas pelas entidades sindicais. Essas demandas têm origem, em muitos casos, e como base de apoio os coletivos LGBTQIA+ da CUT nos estados.

Hugo Barbosa, Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, participou do encontro representando a entidade e acredita que o debate foi essencial para organizar ações e avançar nas pautas. Hugo, que também faz parte do Comitê Estadual LGBTQIA+ da CUT e Coletivo Nacional LGBTQIA+ da CNM destacou pontos que considera chave para materializar benefícios para trabalhadores, como a proposta de uma licença semelhante à licença maternidade e licença casamento que se aplique a casais homoafetivos “Podemos crescer muito nas convenções coletivas, não tem como só ficar esperando por leis nacionais ou alterações na CLT para avançar e garantir os direitos de nossos trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIA+” afirmou.
 

Articulação


O encontro foi finalizado no domingo, com a missão de articular os coletivos de ramos da CUT – as confederações – para impulsionar outras participações, como sindicatos e movimentos sociais nos estados.
Wal Siqueira, reeleito coordenador, comandará reuniões mensais, sendo o primeiro encontro no dia 14 de junho.
O Coletivo também terá como prioridade atuar em formação de dirigentes sindicais, sob a temática LGBTQIA+ com foco em empregabilidade, estudo e renda. Além disso, com a colaboração da Secretaria de Comunicação da CUT (Secom-CUT) e do Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT), já estão sendo organizados materiais com a memória e experiências dos coletivos em estados e municípios a fim de subsidiar a luta por direitos dessa população.
“Temos como objetivo ampliar nossa atuação, trazendo cada vez mais pessoas – trabalhadores, sindicalista e militantes – para reforçar nossas pautas e lutas”, pontua Jandyra Uheara.

Homenagem
Ao final do encontro, houve uma homenagem ao professor da rede estadual de ensino do Paraná, Lindolfo Kosmaski, ativista sindical, militante do MST e integrante de seu Coletivo LGBTQIA+, que foi assassinado brutalmente aos 25 anos, em maio de 2021.
Somente em abril deste ano, seu assassino foi julgado e condenado a 19 anos e seis meses de prisão por homicídio triplamente qualificado.
>Clique aqui e assista ao vídeo<

A secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS e presidente do Sindiserv Caxias do Sul, Silvana Piroli, e os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Hugo Barbosa da Silva, e do Sinpro-RS, Erlon Schuler, destacaram a participação no 4º Encontro do Coletivo Nacional LGBTQIA+.

 

Fonte: CUT 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia