Notícias
 
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho é momento de reflexão
O Brasil registrou no ano passado um total de 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. Desse total, 2,5 mil foram de óbitos.
28/04/2023




Nesta sexta-feira, 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, em memória dos 78 trabalhadores que morreram numa explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia em 1969. No Brasil, a data foi instituída em 2005, através da Lei 11.121/2005.

Para a secretária de Saúde do Trabalhador da CNM/CUT, Maria de Jesus, o 28 de abril é uma data de reflexão para todos os trabalhadores e serve para reforçar a luta por um local seguro e saudável para trabalhar, com menos acidentes e mortes.

O Brasil registrou no ano passado um total de 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. Desse total, 2,5 mil foram de óbitos. A atividade de atendimento hospitalar é a que mais registra notificações, mais de 59 mil casos, e os Técnicos de Enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos. Os dados foram divulgados no final de março pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, OIT e órgãos do governo federal.

A dirigente destaca a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Organização do Local de Trabalho (OLT) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMIT) para diminuir estes números.

“O movimento sindical tem um papel importante nesse sentido, de fiscalizar sempre através das comissões dentro das empresas, como a CIPA, OLT e SESMIT, além de falar para os trabalhadores/as sobre as mudanças nas Normas Regulamentadoras (NR), dialogar com o governo sobre políticas públicas para a saúde como o fortalecimento do SUS”, enumera a dirigente.

Maria de Jesus considera que o/a trabalhador/a precisa pensar de modo mais amplo sobre sua saúde, estendendo sua luta não só no local de trabalho, mas em busca de um modo de vida digno e saudável na sociedade. “É preciso também ter boa moradia, lazer e vida saudável com a família”, complementa.

 

Fonte: CNM/CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia