Notícias
 
Dia da Pessoa com Deficiência completa 18 anos
06/12/2010


O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrado nesta sexta-feira (03/12) foi instituído em 1992, na 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A intenção da comemoração é conscientizar, criar um compromisso de todos os países para que façam ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo inteiro. A data também pretende mobilizar a sociedade em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Brasil
No Brasil, em 1999 foi criado, dentro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com deficiência (CONADE) que atua em âmbito federal, estadual e municipal. O órgão foi criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.

No entanto, o CONADE começou a ganhar destaque e importância no governo do presidente Lula, que realizou durante os últimos oito anos encontros para deliberar políticas em defesa dos trabalhadores. Uma das ações instrumentalizadas foi o lançamento da Campanha "Siga esta ideia", que reúne entidades governamentais e da sociedade civil organizada. A finalidade é divulgar os direitos das pessoa com deficiência, bem como valorizar mecanismos de inclusão digital e de acessibilidade para estas pessoas.

O diretor do SMABC, Isaias Dias,  representa a CUT no CONADE como vice presidente do órgão.  Durante o 4º Encontro Nacional de Conselhos de Pessoas com Deficiência, realizado em novembro em Brasília, foram discutidos o efetivo funcionamento dos conselhos e também a situação de acessibilidade no País para a Copa de 2014. O evento contou com 400 participantes que também votaram nos representantes dos conselhos estaduais e municipais no CONADE para os dois próximos anos (2011/2012).
 
Números e ramo metalúrgico
Segundo o IBGE, Censo 2000, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira.

A valorização dos direitos das pessoas com deficiência é um dos temas que faz parte da pauta de reivindicações da Campanha Salarial dos metalúrgicos da CUT. "É importante que as empresas cumpram a legislação, respeitando a cota para contratação de trabalhadores deficientes, bem como façam adequações nas suas fábricas garantindo condições de fácil acessibilidade", frisa o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques (Biro Biro).

A legislação brasileira determina que as empresas obedeçam às exigências legais a fim de preencher a cota de deficientes prevista no artigo 93, da Lei 8.213/91. A regra, embora em vigor há mais de 15 anos, é desconhecida por muitos empresários. Há algumas empresas que até conhecem a legislação, desconhecendo, porém, qual a melhor forma de se adaptar às regras.

A legislação determina uma cota de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiências nas empresas com 100 ou mais empregados, nas seguintes proporções: até 200 empregados, 2%; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1.000, 4%; e de 1.001 em diante, 5%.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia