Notícias
 
CUT-RS e centrais reforçam neste 8 de Março a defesa da vida e do direito das mulheres
O tema que unifica as atividades no Rio Grande do Sul é “Por um mundo sem violência, em defesa da vida e do direito das mulheres”.
08/03/2023




Nessa quarta-feira, 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, a CUT, demais centrais sindicais e movimentos feministas e de mulheres farão atos em diversas cidades do país para chamar a atenção da sociedade sobre as desigualdades que potencializam as diversas formas de violência contra as mulheres, tanto no mercado de trabalho como em todos os espaços da vida. Veja abaixo onde tem ato e participe!

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional, Juneia Batista, a convocação para participar dos atos vale para todas e todos que sabem da importância de todas as lutas que precisam ser feitas para que as mulheres tenham direito à vida, à liberdade e condições justas e dignas no ambiente de trabalho.

Em 2023, após anos de retrocessos, nós começamos a respirar os ares da esperança de que mudanças importantes sejam implementadas e que a igualdade esteja no centro das ações governamentais, afirma Juneia, se referindo aos governos de direita e de extrama direita de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Agora, com Lula na presidência, teremos a chance de retomar o caminho que vínhamos trilhando antes do golpe de 2016, contra Dilma Rousseff, para ter nosso espaço de direito na sociedade e darmos um basta para a violência contra a mulher, inclusive as pessoas trans, contra o machismo estrutural e contra o patriarcado, que ainda nos violentam todos os dias.

- Juneia Batista
Nesta quarta, o governo Lula deve anunciar mais de 25 ações, coordenadas pela ministra Cida Gonçalves (Mulheres), relacionadas às reivindicações das mulheres. Uma delas, é a apresentação de um projeto de lei que estabeleça remuneração igual para homens e mulheres que exerçam a mesma função.

A ideia foi bandeira da então candidata e hoje ministra Simone Tebet (Planejamento). Foi incorporada pela campanha do petista e deve sair do papel na próxima semana.

Outra medida é a construção de Casas da Mulher Brasileira em todo o país. A ação faz parte do programa "Mulher Viver, Sem Violência" e será feita em parceria entre o Ministério das Mulheres e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Casa da Mulher Brasileira é um programa que já existe desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). É um espaço público que concentra serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres vítimas violência, que vai desde o acolhimento até o serviço jurídico.

 

Confira os atos do dia 8 de março no RS:

 

Rio Grande do Sul

Porto Alegre: a marcha será realizada às 17h, com concentração na Praça Matriz a partir das 14h. Ao longo do dia outras atividades também serão realizadas, inclusive uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB).

Escrito por: Andre Accarini | Editado por: Rosely Rocha

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia