Notícias
 
Nova ministra da ciência, tecnologia e inovações confirma recuperação da CEITEC
Luciana Santos, que é a primeira mulher a assumir o MCTI, garantiu que uma das prioridades da pasta será a revogação da liquidação da estatal e o fortalecimento da CEITEC.
04/01/2023


Foto: Ministério da Ciência
A estatal é a única desenvolvedora e fabricante de semicondudores e chips eletrônicos da América Latina.


    Durante o discurso de posse na segunda-feira (2), Luciana Santos, que é a primeira mulher a assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) falou sobre o plano de recuperar e fortalecer o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).


    Segundo a ministra, um dos primeiros despachos da pasta será revogar a liquidação da estatal gaúcha. Luciana acredita que ainda deve levar um tempo até que sejam definidos modelos de operação e custo por se tratar de um tema amplo e complexo, mas garantiu que dará prioridade para a pauta. “O Modelo ainda será discutido com profundidade, mas em consonância com o parecer do próprio Tribunal de Contas da União, está suspensa a liquidação da CEITEC”, garantiu Luciana.


    A ministra também afirmou que vai destacar a inclusão social na ciência e honrar as mulheres pesquisadoras. “Essa gestão vai honrar as milhares de mulheres que produzem e pesquisam nesse país, sua luta por respeito, inclusão e valorização. Essa gestão vai honrar a luta antirracista e a luta das pessoas negras por espaço na pós-graduação e no campo de pesquisa”, afirmou.


    O diretor sindical metalúrgico e trabalhador da CEITEC, Edvaldo Muniz, comemorou a decisão. Muniz acredita que a estatal será essencial na retomada econômica do país e afirma que a atuação do sindicato e trabalhadores foi crucial para reverter a decisão desastrosa do governo Bolsonaro, "A mobilização dos trabalhadores da Ceitec, através do sindicato dos metalúrgicos, da CUT, e associação dos empregados, foi crucial para manter a empresa de pé, e na resistência dessa luta. Tínhamos a certeza que a vitória do presidente Lula, colocaria a empresa novamente no caminho da retomada tecnológica, nessa área estratégica para o Brasil." destacou Muniz.

    Em entrevista para a Zero Hora, o presidente da Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (ACCEITEC), Sílvio Luís dos Santos Reis Júnior, comentou sobre a situação atual da estatal,  "A Ceitec está em hibernação. Para a retomada, há necessidade de investimentos em pessoal, infraestrutura e equipamentos de produção que estão parados desde o início do processo de liquidação" afirmou. O presidente também tem esperança na reversão da demissão dos mais de 100 trabalhadores e acredita que o sindicato também terá papel chave nesta luta "É imprescindível a participação prévia do sindicato em casos de demissões coletivas." Garantiu.


Bolsonaro tentou acabar com o Ceitec

    Criada em 2010 durante o segundo mandato de Lula, com sede na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a empresa foi incluída de forma irresponsável pelo governo Bolsonaro (PL) no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), inicialmente para ser privatizada.

    No entanto, sem compradores, o governo entreguista resolveu em 2020 pela extinção da companhia. Porém, diante da resistência dos seus trabalhadores e trabalhadoras e das denúncias de parlamentares da oposição, o processo de liquidação foi paralisado em 2021 pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Escrito por: Jean Lazarotto - STIMEPA 


Fontes: Governo Federal / CUT / ZH

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia