Notícias
 
Direção da CNM CUT define programação do 8º Congresso da categoria
03/12/2010


A última reunião ordinária da diretoria executiva da CNM-CUT, em 2010, realizada nos dias 30/11 e 01/12, definiu a programação do 8º Congresso dos Metalúrgicos, entre outros pontos de pauta. O evento teve início na manhã de terça-feira (30/11) com uma análise de conjuntura econômica, com a participação da subseção do Dieese, e análise política, com a participação do ex-ministro José Dirceu, que falou sobre os desafios do governo Dilma.

Também estiveram presentes ao evento, os secretários de formação dos sindicatos dos metalúrgicos cutistas que participaram do Encontro Nacional de Formação da CNMCUT e IF Metall.

A mesa de abertura da reunião foi coordenada pelo presidente da CNM-CUT, Carlos Grana (eleito deputado estadual pelo PT) e contou com a presença de Secretário Geral da Confederação, João Cayres, e do presidente da FEM-CUTSP, Valmir Marques (Biro Biro).

De acordo com o ex-ministro JOsé Dirceu, o novo governo da presidente eleita Dilma Roussef (PT) deverá centrar esforços nas áreas de educação e tecnologia.  Ele explicou que a inovação tecnológica, que vem crescendo com grande velocidade nos últimos anos, tem  influenciado na formação dos futuros profissionais. "Estamos vivendo a era da revolução tecnológica. A criação de novas  universidades públicas federais, sem dúvida, foi um salto de qualidade do governo Lula. Mas hoje, crianças com apenas quatro anos estão acessando os computadores. A tendência é que quem não tiver uma boa formação profissional não conseguirá emprego. Hoje, já vivemos isso com a falta de mão-de-obra qualificada no mercado. A escassez tem recrutado trabalhadores estrangeiros", disse.
 
O ex-ministro também destacou que é importante o governo Dilma continuar mantendo os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sobre a economia brasileira, disse que a ótima fase de crescimento continuará em 2011. No entanto, alertou que a guerra cambial, os juros altos e a crise internacional são fatores que devem ser olhados com atenção pelo governo brasileiro.

Reformas e regulação na mídia
Zé Dirceu falou aos dirigentes do ramo metalúrgico cutista que é fundamental o Brasil fazer as reformas política e tributária. "Temos que debater o financiamento público nas campanhas e a fidelidade partidária. Tem que haver restrições para que o parlamentar não saia e entre fácil do partido e ainda possa disputar as eleições", analisa.

Sobre a questão tributária, destacou que é uma "coisa burra cobrar imposto de investimentos" e que seria interessante isentar a cobrança  do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) nos alimentos e remédios. "O imposto tem ser cobrado no destino e não na origem", avaliou.
Outro tema abordado por Zé Dirceu foi a regulação dos meios de comunicação no Brasil. "Países como França, Portugal e Estados Unidos têm mecanismos de controle da mídia. O Brasil também precisa fazer a sua. É importante proteger a produção nacional".

8º Congresso da CNMCUT
Na quarta-feira (01/12), a direção executiva da CNMCUT definiu a programação do 8º Congresso da categoria que será realizado dias 26 a 29 de abril de 2011, no Caesar Parks, em Guarulhos e também constituiu a Comissão Organizadora do evento.

Entre outros pontos de pauta, a direção aprovou a reativação do Programa Integrar 3º grau, com a oferta de cursos de extensão universitária.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia