Notícias
 
DIRETORIA ELEITA DA COOHABMETAL DE GUAÍBA É EMPOSSADA NA SUBSEDE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS
A Cerimônia também contou com a presença de diversas personalidades aliadas aos trabalhadores.
11/08/2022


Jean Lazarotto/Stimepa
Os trabalhadores compareceram em peso para a votação que foi realizada na sede da CoohabMetal.


     Na noite fria de sexta-feira, 5 de agosto, a Cooperativa de Produção e Manutenção da Habitação dos Metalúrgicos de Guaíba (COOHABMETAL) realizou a eleição para a gestão 2022-2025 da entidade.


     Os trabalhadores e trabalhadoras metalúgicos(as) compareceram em peso para a votação que foi realizada na sede da CoohabMetal, localizada na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, em Guaíba. A apuração dos votos aconteceu logo em seguida, elegendo a Chapa Única para a gestão 2022 – 2025 da entidade.

 

CERIMÔNIA DE POSSE CONTOU COM A PRESENÇA DE PERSONALIDADES E ALIADOS DOS TRABALHADORES

    A cerimônia de posse foi realizada logo após a apuração dos votos. Rudinei Fernandes, Vice-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre foi o anfitrião da cerimônia e abriu a noite apresentando cada um dos 13 integrantes eleitos da Chapa Única, composta por:

 

  • Ana Paula Correa de Oliveira
  • Katia Giovana Viegas Angrezani
  • Jaqueline Oliveira de Freitas
  • Edmilson Castro de Freitas
  • Rodrigo Ries Mello
  • Taise Gonçalves de Almeida
  • Jennifer Brum dos Santos
  • Diego Cardoso Pereira
  • Andrio Ricardo Rosa da Silva
  • Mauro Sérgio Corrêa Barbieri
  • Jorge Alves Schell
  • Taiane de Oliveira Mello
  • Luis Romário Soares Borges

    O Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Lírio Segalla, empossou a Chapa Única, desejando uma gestão de sucesso para os integrantes eleitos e parabenizando o empenho das gestões anteriores na busca por habitações dignas para os trabalhadores. Lírio ressaltou a importância do cooperativismo como ferramenta para garantir conquistas aos trabalhadores, lembrando o exemplo de sucesso da COOMETAL, Cooperativa Habitacional fundada pelos metalúrgicos de Porto Alegre que já construiu mais de 440 moradias para os trabalhadores coperados.

    Lírio, que já foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, aproveitou a ocasião para lembrar os trabalhadores presentes que iniciativas como a da Cooperativa Habitacional dependem muito de apoio do governo para que possam ter sucesso. Destacou também que estamos em ano decisivo para eleger projetos que defendam e retomem o que foi arrancado dos trabalhadores durante o último governo.

“Todos os aspectos da nossa vida passam pela política. Os preços no supermercados e nas bombas de gasolina. As cooperativas e as entidades que protegem os trabalhadores e pessoas mais necessitadas. Tudo isso está constantemente na mira daqueles que governam contra os trabalhadores. É fundamental que todos estejam participando de forma ativa e consciente para reconquistar o que foi tirado da classe trabalhadora” - Lírio Segalla



    Também estavam presentes o ex governador Olívio Dutra, a vice-presidenta do PT/RS, Ana Affonso. O Deputado Federal Dionilso Marcon e Claudete Oliveira, ex candidata a prefeita de Eldorado do Sul.

 

   O sindicalista da época da ditadura militar, ex governador do estado e ex prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, também estava presente para prestigiar a cerimônia. Ele falou sobre a importância de cada trabalhador entender que a política é natural do ser humano e precisa do envolvimento de todos os setores da sociedade. Segundo Olívio, é urgente a necessidade de aumentar a presença dos negros, das mulheres, da população LGBTQIA+, dos indígenas, de imigrantes e trabalhadores na máquina pública para garantir um governo realmente popular.

“Não somos uma peça na engrenagem ou uma estatística! cada um e cada uma de nós somos um universo de riquezas, virtudes, desejos, potencialidades e sonhos. Mas só podemos contribuir se a sociedade garantir trabalho digno, qualidade de vida, vivência coletiva e solidária entre todos nós. Para isso, precisamos nos assumir como sujeitos políticos e não objetos da política” – Olívio Dutra

 

    O Presidente eleito para a nova gestão da COOHABMETAL, Diego Cardoso, agradeceu a confiança e o voto dos trabalhadores e trabalhadoras contou um pouco da história e lutas da Cooperativa de Produção e Manutenção da Habitação dos Metalúrgicos de Guaíba, fundada no ano de 2009 por trabalhadores metalúrgicos(as) com o objetivo de garantir moradias e dignidade para as famílias mais necessitadas.
    Diego lembrou das dificuldades que a entidade enfrentou por falta de apoio na última gestão do governo para a aquisição da área destinada à construção das moradias. Dificuldades muitas vezes impostas pela falta de interesse e preconceito das administrações locais com o fato de ser um projeto de construção para habitações populares. O Presidente da Cooperativa Habitacional afirmou que a nova direção já está avaliando áreas para a construção das habitações e que em breve serão divulgadas novas informações.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia