Notícias
 
Governo Bolsonaro atropela decisão do TCU que suspendeu liquidação da Ceitec
O governo atropelou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que havia suspenso a liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Até agora, o TCU não se manifestou sobre a documentação solicitada ao governo.
03/03/2022




O governo de Jair Bolsonaro (PL) atropelou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que havia suspenso a liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Até agora, o TCU não se manifestou sobre a documentação solicitada ao governo para avaliar o teor do processo.

No entanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou um edital e escolheu a Softex para gerir o espólio da empresa, o que pegou de surpresa os funcionários da estatal localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

Para o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, “trata-se de mais um ataque descabido do governo Bolsonaro ao patrimônio público na tentativa de destruir a Ceitec, que é estratégica para a indústria de semicondutores e a retomada do desenvolvimento econômico do Brasil”.

A Ceitec é responsável pelo desenvolvimento de tecnologia e pela fabricação de chips, pequenas peças utilizadas em larga escala no mundo todo para a produção desde celulares até aviões.

“Enquanto o mundo investe em seus parques industriais, o governo Bolsonaro tenta fechar de qualquer jeito a única fábrica do Brasil, que é pública e resultado de anos e anos de investimentos em pesquisa científica e tecnologia de ponta”, ressaltou Nespolo.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Edvaldo Muniz, enfatizou que “sem a Ceitec o Brasil perderá o seu passaporte de tecnologia nacional para o futuro, atuando na contramão de outros países e continuando dependente de tecnologia estrangeira”.

 

Associação dos funcionários questiona edital

“Vamos verificar junto ao TCU se o edital lançado pelo Ministério fere a suspensão do processo de liquidação”, afirmou o presidente da Associação de Colaboradores da Ceitec (Acceitec), Silvio Luís Jr. Segundo ele, a indicação da Softex põe em risco todo o trabalho feito pela empresa.

A Softex foi a única a apresentar proposta ao chamamento público para celebrar o contrato de gestão, cujo objeto seja a pesquisa, o desenvolvimento, a extensão tecnológica, a formação de recursos humanos e a geração e promoção de empreendimentos de base tecnológica em semicondutores, microeletrônica, nanoeletrônica e áreas correlatas. A organização social já tem parcerias com o MCTI.

Segundo Silvio Luís, a empresa escolhida somente conseguirá administrar os ativos e os recursos provenientes da liquidação, em torno de R$ 23 milhões. “Dar continuidade aos programas de política pública sem seus idealizadores, como a plataforma de detecção de doenças e da Covid-19, fica quase impossível”, disse.

O presidente da Acceitec afirmou que os produtos resultantes das patentes e dos projetos industriais precisam estar em constante inovação, e os cérebros do Ceitec já se recolocaram nas duas outras empresas de semicondutores com atuação no Brasil, além de fábrica em outros países. “Não basta ter a receita do bolo; precisa de um cozinheiro para assar”, comparou.

O MCTI publicou o resultado do chamamento público na última quarta-feira (23). A Softex divulgou que não vai se manifestar sobre sua atuação na Ceitec antes da assinatura do contrato, que ainda não tem data para acontecer.

 

Fotos: Arquivo / CUT-RS

Fonte: CUT-RS com informações da Tele-Síntese

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia