Notícias
 
Nova diretoria do STIMEPA inicia mandato com o desafio de reaproximar sindicato e trabalhadores
Nova direção inicia o mandato com o desafio de reverter os retrocessos do último governo e reaproximar o sindicato dos trabalhadores
01/02/2022


Stimepa
Para combater os retrocessos dos últimos anos e melhorar as condições de vida, trabalho e renda dos trabalhadores.


    Na terça-feira, dia 1º de fevereiro, iniciou o mandato da nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre. A chapa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi eleita com 99% dos votos válidos no pleito realizado entre os dias 10 e 13 de Agosto de 2021.


    A cerimônia oficial de posse, que tradicionalmente reúne famílias metalúrgicas, dirigentes sindicais e personalidades convidadas, foi adiada este ano devido ao agravamento nos casos de COVID-19 e será realizada assim que houver segurança para o evento.


    Adriano Filippetto, trabalhador da GKN, já atuou como Dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Diretor Geral, Secretário de Formação e Secretário Geral do STIMEPA. Filippetto é o presidente eleito mais jovem para dirigir o sindicato e acredita que a partir da renovação do quadro de diretores e do trabalho sindical na base metalúrgica é possível combater os retrocessos dos últimos anos. Melhorar a qualidade de trabalho, vida e renda dos trabalhadores.


    “Temos pela frente um caminho árduo para reconquistar o que foi arrancado dos brasileiros com os retrocessos da reforma trabalhista, previdênciária, ataques à saúde, educação e movimentos sindicais. Nossa gestão está pronta, capacitada e com muita energia para percorrer o caminho necessário.” Afirmou FiliPpetto.


    O Presidente também elogiou a gestão anterior, lembrando que a última diretoria eleita conseguiu garantir bons acordos coletivos e proteção de benefícios ameaçados, mesmo durante um período de retirada de direitos trabalhistas, somados a mais dois anos da atuação desastrosa, negacionista e desumana por parte governo Bolsonaro no combate à pandemia,

Conscientizar o trabalhador sobre as funções do Sindicato


    O sindicalismo sempre foi alvo de notícias falsas e de um esforço imensurável por parte de algumas empresas e políticos para enfraquecer a presença sindical na base da mentira e manipulação dos trabalhadores, visando o lucro acima da vida. Isso ficou evidente no último governo e agora a categoria amarga com graves retrocessos como a retirada de direitos, aumento de carga de trabalho, reajustes salariais abaixo da inflação e imposições de dificuldades no acesso à justiça trabalhista, que além de não trazerem nenhum benefício, precarizaram ainda mais as condições de vida e a saúde do trabalhador.

    Rudinei Fernandes, vice-presidente eleito, disse que um dos maiores desafios para a nova gestão será a presença no chão de fábrica, com a tarefa de conscientizar a categoria de que o sindicato é uma ferramenta de defesa e melhoria de vida.


“Precisamos fazer o contraponto de algumas lideranças políticas e empresariais, que fazem discurso e práticas antissindicais, sendo que possuem um sindicato patronal próprio nas negociações, gerido por grandes empresários e financiado pelo lucro que vem do trabalhador.”destacou.


A nova direção reafirmou o compromisso das gestões anteriores e seguirá investindo com transparência e responsabilidade na melhoria e ampliação do patrimônio e serviços prestados na sede e subsede do STIMEPA. Também garantiram que haverá um esforço constante em busca de novas parcerias, convênios e benefícios para a categoria metalúrgica.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia