Notícias
 
Audiência pública no Senado questiona extinção da Ceitec e busca saídas
O fechamento da estatal está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a suspensão do processo de liquidação.
26/10/2021




 Em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (25), a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado debateu a extinção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), determinada pelo decreto nº 10.578, de 15 dezembro do ano passado do governo Bolsonaro. O fechamento da estatal está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a suspensão do processo de liquidação.

O presidente da associação que representa os funcionários (Acceitec), Silvio Luís dos Reis Santos Junior, e o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto pediram ajuda do Congresso Nacional e defenderam a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 558/2020, que susta os efeitos do decreto que determinou a dissolução da companhia.

O PDL é assinado pelos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Jean Paul Prates (PT-RN), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (Pros-RN). Para eles, a extinção do Ceitec é prejudicial ao país. “Sua extinção poderá comprometer o posicionamento estratégico do Brasil na manutenção da vanguarda e do domínio tecnológico. A liquidação do Ceitec é um sinal de que o Brasil não deve ser visto como capaz de desenvolver tecnologia própria”, apontam no requerimento.

 

Congresso já reveteu extinção da Embrapa

Rossetto destacou que o Congresso já corrigiu erros deste e de outros governos passados e lembrou que o Legislativo já impediu até que a Embrapa fosse extinta. “Não podemos minimizar a decisão do TCU de sustar temporariamente o processo de liquidação do Ceitec. Significa que a própria corte de contas reconhece a inexistência de fundamentos que justifiquem a liquidação e reconhece também os prejuízos que isso pode causar ao país”, salientou.

O anúncio de liquidação do Ceitec tem representado a migração de mão de obra qualificada para outros países. Segundo o presidente da Acceitec, a saída desses profissionais do mercado brasileiro terá grave impacto a longo prazo no que diz respeito ao domínio tecnológico. Para Sílvio, a liquidação da estatal também significa prejuízo com a perda de patentes de produtos de alto impacto social.

Ele citou o desenvolvimento de um sensor para teste rápido para a Covid-19, que teria grande precisão e rapidez para diagnosticar a doença com custos acessíveis. “Com a decisão da liquidação, este projeto não teve prosseguimento”, apontou.

 

 

Extinção causará dependência externa continuada em microeletrônica

O coordenador de Pós-Graduação em Microeletrônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tiago Roberto Balen, considera que a extinção do Ceitec coloca em risco toda a cadeia produtiva, não só na área de tecnologia, uma vez que os produtos fabricados ali são fundamentais para diversos setores.

Além do êxodo de talentos, o professor aponta que a decisão reduz o interesse de estudantes pela área e que, em longo prazo, causará a dependência externa continuada do País em microeletrônica.

Com 40 anos de experiência em microeletrônica, o engenheiro e físico Sérgio Bampi alegou que a Ceitec é muito mais que uma simples empresa, mas parte de uma estratégia de política industrial e tecnológica do Estado brasileiro.

"Não se mede eficiência de empresa que produz ciência e tecnologia somente pelo seu faturamento. Veja o orçamento Embrapa. Não se mede a importância dela pelo que ela fatura menos o que ela custa, que dá negativo. No entanto, todo o setor agropecuário brasileiro reconhece a importância das mais de cem unidades de pesquisa da Embrapa pelo país. E a Ceitec nada mais é que uma unidade de pesquisa eletrônica", avaliou Bampi.

 

Não tem sentido a liquidação da Ceitec

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) prometeu buscar uma saída para evitar o encerramento das atividades da Ceitec. O parlamentar informou que vai entrar em contato com outros senadores e com os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Marcus Pontes, da Ciência, Tecnologia e​ Inovações (MCTI), para tentar reverter a situação.

Para o senador, não tem sentido liquidar a instituição se ainda for possível captar recursos na iniciativa privada para viabilizá-la. Segundo Izalci, é necessário buscar uma saída que tenha incentivo do governo por se tratar de um setor estratégico para o país.

“Isso é assunto de Estado e precisa ser levado a sério. Se não tem investimento de imediato, vamos buscar uma solução. Liquidar é a decisão mais equivocada a ser tomada”, afirmou Lucas.

Os representantes do governo alegaram que a empresa é dependente de recursos do Tesouro, com resultados líquidos negativos ano após ano.

 

Extinção agrava crise de falta de chips

A extinção do Ceitec contribui para agravar a crise de falta de chips que atinge todo o mundo e reduz ou paralisa a produção de produtos como carros, geladeiras e celulares, entre outros.

Só a indústria automobilística estima perdas de produção de de 244,8 mil unidades até o fim deste ano. Segundo a Automotive Forecast Solutions (AFS), o problema já afetou ou afeta 14 fábricas de oito fabricantes de automóveis e comerciais leves no Brasil. Até agosto deste ano, foram produzidas 164 mil unidades contra 210 mil em agosto de 2020, em plena pandemia. É o pior resultado em agosto desde 2003.

Enquanto vários países investem elevados volumes de recursos na criação de novas fábricas de chips semicondutores, estatal brasileira criada em 2008 pelo ex-presidente Lula com o objetivo de tornar o Brasil um país autossustentável a longo prazo e até competir com mercados, como o da China e dos Estados Unidos, sofre com os desmandos deste governo.

 

Mais avnçado centro de microeletrônica da América Latina

Sediada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a Ceitec é uma sociedade de economia mista (S.A.) de capital fechado e atua no segmento de semicondutores. É considerada o mais avançado centro de microeletrônica da América Latina, desenvolvendo e fabricando chips, etiquetas eletrônicas e sensores nas áreas de logística, segurança, saúde e agronegócio. A fábrica é a única da América Latina capaz de produzir chip no silício, do começo ao fim.

É o único núcleo no continente capaz de produzir tecnologia de ponta para a fabricação de microchips para passaportes, componentes de satélites que usam tecnologia 5G, além de chips para monitoramento de armas e veículos.

 

Dona do terreno é contra extinção

Há outro elemento que pode atravancar as intenções do governo: o terreno sobre o qual está construída a CEITEC pertence a uma empresa que não aceita a dissolução. A Condor Empreendimentos Imobiliários sustenta que doou o terreno ao município em 2002 devido ao fato que ali seria implantado um centro de pesquisa.

Notificando extrajudicialmente o TCU, a Condor explica que, na época, “ao invés de receber pela desapropriação, efetuou a doação da área, com encargo”. Esse encargo seria “a efetiva implantação da atividade referida”, ou seja, a CEITEC, como consta do registro imobiliário citado na notificação.

A Condor ressalta que soube de intenção da venda através de notícias de jornal. Declarou discordar da ideia, “uma vez que afronta a condição da doação”. Se houver o fim do funcionamento do CEITEC, “o imóvel deve a toda evidência retornar à propriedade da então doadora, uma vez que a notificação foi com o encargo”.

 

Fonte: CUT-RS com Brasil de Fato RS, Jornal do Comércio e Agência Senado

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia