Notícias
 
CUT-RS e centrais sindicais do RS lançam campanha “Não deixe o piso regional acabar”
O Governador Eduardo Leite propôs uma elevação de apenas 2,73%, o equivalente a 50% do INPC de 2020, significando mais uma perda salarial inaceitável.
19/10/2021




 Em coletiva de imprensa virtual, realizada na tarde desta segunda-feira (18), a CUT-RS e centrais sindicais do Rio Grande do Sul lançaram a campanha unificada "Não deixe o piso regional acabar". Foi exibido o primeiro vídeo e apresentados cards e cartazes para divulgação nas redes sociais. O evento contou com a presença de diversos veículos de comunicação.

O salário mínimo regional está congelado desde 1º de fevereiro de 2019. No ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) enviou um projeto aos deputados com reajuste de 4,5%, que correspondia ao INPC de 2019, mas depois a sua base aliada votou reajuste zero e ele sancionou. Neste ano, o governo propôs uma elevação de apenas 2,73%, o equivalente a 50% do INPC de 2020, significando mais uma perda salarial inaceitável.

As centrais reivindicam a reposição de 10,3%, o que representa o INPC de 2019 e 2020, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

“A proposta do governador é uma vergonha. Ele é o responsável por essa situação. Faz isso enquanto não reajusta há mais de sete anos o salário dos servidores públicos, vende o patrimônio do povo gaúcho e não paga a dívida do Estado com a União. É um péssimo gestor”, afirmou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Ele ressaltou que o aumento do mínimo não significa mais desemprego. “Nem precisa o Prêmio Nobel da Economia de 2021 afirmar isso. Basta olharmos para Paraná e Santa Catarina. O desemprego aqui é maior do que nos dois estados vizinhos, que concederam reajustes em 2020 e 2021. Só empresário atrasado para achar que o piso regional traz desemprego. Ou então é muito avarento. Estamos diante de uma grande injustiça e de uma falta de sensibilidade política. Como pode o governador oferecer somente 2,73% de reajuste diante de tamanha carestia e de inflação tão alta?”, questionou.

Na coletiva teve manifestações de dirigentes das centrais e dos deputados estaduais Edegar Pretto (PT) e Luiz Fernando Mainardi (PT), que é o relator do projeto do governador na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Mainardi é também relator da subcomissão do piso regional criada na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia Legislativa, que realiza uma audiência pública sobre a falta de reajuste na próxima quinta-feira (21), às 10h, no Teatro Dante Barone, em formato misto.

“Temos que permanentemente disputar a sociedade para a importância da população de baixa renda ter um piso como referência. Ganhando, não menos que o piso e tendo nele uma base para as negociações. O grande desafio colocado para os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos é o debate sobre como os governos neoliberais estão tratando os trabalhadores”, destacou Mainardi.

“Há um desrespeito, uma desconsideração, ao propor 1/4 do que os trabalhadores têm direito. É apenas a recomposição do que a inflação tirou durante os últimos dois anos. A luta tem que ser pelo reajuste de 10,3%, que é a recomposição dessas perdas”, concluiu.

 

Assista à transmissão da coletiva de imprensa

 

 Fonte: CUTRS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia