Notícias
 
Direção do Sindicato participa de plenária da CNM/CUT representando base metalúrgica da Grande Porto Alegre
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realizou nos dias 13,14 e 15 a Plenária Estatutária “Em defesa da Democracia, do SUS, do Trabalho e Renda”.
18/10/2021




A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realizou nos dias 13,14 e 15 a Plenária Estatutária “Em defesa da Democracia, do SUS, do Trabalho e Renda”. O encontro aconteceu em formato virtual pelo zoom.


Além de tratar sobre o atual momento do país e do estado, também foi debatido o balanço da gestão no período de 2019 à 2021; Mapeamento do ramo metalúrgico: representação sindical, emprego e perfil do trabalhador; e Plano de Lutas e ações da CNMCUT para o próximo período.


A atividade reuniu 290 delegados, sendo 75 delegadas. A delegação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) foi composta pelo atual presidente do sindicato, João Batista Massena e pelos diretores Hugo Barbosa, Lenira Campos, Catiana Nunes, Joyce Sehnem, Marcelo Pereira, Adriano Filippetto e Adilson Tavares.

 

Momento decisivo de renovação


O economista, pesquisador e professor, Marcio Pochmann, convidado da Plenária Nacional da Confederação Nacional dos Metalúrgicos na CUT (CNM/CUT), acredita que estamos vivendo um momento decisivo na história e que é preciso se renovar para continuar avançando.


“Em um país com mais de 36 milhões de trabalhadores na informalidade, 14,1 milhões desempregados e 32 milhões que trabalham menos do que gostariam, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e se não bastasse, inflação média alta e a pior onda de carestia de comida desde 2003 é preciso que os sindicatos ouçam e acolham o povo, não só no trabalho, mas também na vida.”


O economista disse que o sindicato precisa se tornar atrativo para o povo, onde os trabalhadores e as trabalhadoras possam conversar, ter algum tipo de perspectiva e reconhecimento. Para Márcio, o sindicato precisa ser um ambiente de pertencimento e identidade. Ele entende que não existe uma solução pronta mas que a ideia é justamente oferecer uma reflexão para os dirigentes e as dirigentes da CNM/CUT.


Ele destacou que a sociedade mudou estruturalmente e que o momento é de ousar para mudar. “A gente precisa fazer diferente para ter resultados diferentes. Temos que parar de só resistir e também avançar”.

 

Globalização e Desindustrialização


Outro ponto destacado pelo economista é que a globalização e a ruína na indústria impactaram de forma negativa a sociedade além dos governos Bolsonaro e Temer, que prejudicaram a vida de milhares de pessoas, principalmente a classe trabalhadora.


Ele afirma que os empregos hoje são líquidos, trabalho somente para as pessoas conseguirem sobreviverem e não mais com a perspectiva de crescimento ou carteira assinada e com direitos. O povo brasileiro, aponta o economista, está fazendo qualquer coisa para sobreviver.


Para o economista é preciso mudar esta realidade da desindustrialização que vivemos hoje e para isso é necessário discutir problemas estruturais, como a falta de investimentos e tecnologia.


“Precisamos reorganizar o que temos e decidir para que lado vamos. O que podemos reconfigurar? O que vale a pena apostar? Não dá para vencer sozinhos, quem serão nossos aliados?”, questiona o economista.


Desenvolvimento sustentável


Para ele é preciso pensar de outra maneira o desenvolvimento da industrialização do país como o foco no meio ambiente.
Márcio lembra que só no nordeste são 4 biomas e cada um deles com um clima, um povo e cultura distintos, fora a Amazonas, que já é foco de desenvolvimento do futuro, e que é no Brasil.


“Para se pensar em algo diferente o Brasil precisa voltar a crescer, porque sem isso o país não tem emprego, não tem lucros e muito menos salários. Não se pode pensar em desenvolvimento sem o meio ambiente. Não temos saída se quisermos um projeto progressista. A meu modo de ver, precisamos estimular a reflexão e pensar em ações, como a CNM está fazendo, para ver como continua e garante avanços de maneira sustentável”, destaca.
Sobre a Plenária


Adriano Filippetto, eleito presidente da próxima gestão do Sindicato Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, acredita que a plenária é uma ferramenta imprescindível para entender as mudanças e o atual momento da sociedade para alinhar os objetivos de toda a classe trabalhadora. “Estamos vivendo um momento de profundas transformações na sociedade. A troca de informações e o debate de ideias é fundamental para que a gente entenda os novos desafios e possa representar e atender os anseios do trabalhador de forma eficaz.” Afirmou.


A Plenária Estatutária “Em defesa da Democracia, do SUS, do Trabalho e Renda” da CNM/CUT terminou na última sexta-feira (15). O debate em torno da conjuntura e do balanço das ações serão importantes para a entidade construir seu plano de ação para o próximo período.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia