Notícias
 
Cooperativismo realiza o sonho de moradia digna para trabalhadores metalúrgicos
Receberão as chaves das residências as 446 famílias de trabalhadores metalúrgicos cooperativados e inscritos nos programas habitacionais que iniciaram no ano de 2012 pela CoohpNorte e Coometal.
22/09/2021


Stimepa/Coometal
Obras do conjunto habitacional “VIVER COOMETAL” chegam na reta final e famílias vão receber a chave da casa própria.


    A construção das 446 residências do conjunto habitacional “VIVER COOMETAL”, iniciada no ano de 2018, está em fase final. Mesmo com alguns atrasos por conta da Pandemia, a obra segue dentro do cronograma original e a entrega das primeiras casas está prevista para o início de 2022.

    Os imóveis, construídos na Estrada Caminho do Meio, em Viamão, próximo à divisa com Porto Alegre contam com 2 quartos, cozinha, sala, banheiro, área de serviço, pátio nos fundos e espaço para o carro na frente. Além disso, todas as residências são equipadas com sistemas modernos de captação de energia solar para aquecimento de água. Reduzindo não só a conta de energia elétrica do trabalhador, mas também o impacto ambiental das construções.

    Receberão as chaves das residências as 446 famílias de trabalhadores metalúrgicos cooperativados e inscritos nos programas habitacionais que iniciaram no ano de 2012 pela CoohpNorte e Coometal

Adriano Filippetto, Frederico Apratto e Hugo Barbosa, Diretores do STIMEPA, em visita ao conjunto habitacional para acompanhar o andamento das obras no início de Setembro.


    O Presidente da CoohpNorte, Hugo Barbosa, Acredita que a abertura de inscrições para um novo empreendimento residencial só deve acontecer quando o cooperativismo e iniciativas populares voltarem a ser prioridade em um novo momento da política do país, “Estamos vivendo um desmonte por parte do governo de qualquer iniciativa que traga benefício popular, por enquanto seguimos sem condições de iniciar um novo empreendimento para a categoria. Em 2022 precisamos ter consciência e reverter este quadro, votando em quem defende o trabalhador e não em jagunços de empresários e latifundiários.” Afirmou.

Início de tudo - Na década de 90, a categoria metalúrgica estava perdendo empregos por conta das novas tecnologias e máquinas que estavam substituindo a mão de obra dos metalúrgicos. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre realizou pesquisas em sua categoria para entender as principais necessidades do trabalhador no momento de crise. Além da luta por melhores salários, uma das maiores preocupações dos metalúrgicos era a moradia.
A partir da necessidade surgiram ideias. O presidente do Sindicato na época era Claudir Nespolo, atual Secretário de Organização da CUT-RS, se reuniu com outros trabalhadores/as no Fórum de Habitação, do governo Olívio Dutra (PT), responsável pela implementação do Orçamento Participativo em Porto Alegre, e ali surgiram Cooperativas.

As duas cooperativas habitacionais, CoohpNorte e Coometal foram fundadas por filiados do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre como forma de se organizar e conquistar moradias de qualidade com valores acessíveis para classe trabalhadora.

Apoio de um Governo Popular – Em 2013, o CoophNorte e a Coometal, conquistaram, com o subsídio do governo Dilma Rousseff (PT), presidenta na época, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), uma área de 446 lotes, situada na Estrada Caminho do Meio, em Viamão, próxima à divisa com a Capital gaúcha. Através do programa Minha casa Minha Vida (programa de habitação federal do Brasil criado em março de 2009 pelo Governo Lula) e Com 90% de subsídio, os contratos foram assinados na Caixa Econômica Federal no dia 8 de março de 2013.

 

Contatos para mais informações: vivercoometal@terra.com.br - Telefone/WhatsApp - (51) 99392-3717, de segunda à sexta, das 8h30min às 18h.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia