Notícias
 
Ciclo de Debates: segundo encontro abordou mudanças nas NR’s e os impactos na classe trabalhadora
O segundo encontro do Ciclo de Debates dos Metalúrgicos da Região Metropolitana foi realizado na noite dessa quinta-feira (19), abordando as mudanças nas Normas Regulamentadoas (NRs) e os impactos nos trabalhadores e trabalhadoras.
20/08/2021


Stimmmec
Diretores da Região Metropolitana acompanharam os esclarecimentos de Luiz Alfredo Scienza. / Foto: Reprodução


O segundo encontro do Ciclo de Debates dos Metalúrgicos da Região Metropolitana foi realizado na noite dessa quinta-feira (19), abordando as mudanças nas Normas Regulamentadoas (NRs) e os impactos nos trabalhadores e trabalhadoras. Para esclarecer o assunto, o convidado foi o Auditor Fiscal do Trabalho e presidente do Instituto Trabalho Digno, Luiz Alfredo Scienza.

Veja também: Inspeção do trabalho no Brasil ficou prejudicada na pandemia, diz Scienza.

Em 2020, a partir de uma Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), ocorreram modificações nas NRs de número 1, 7, 9 e 18, que sob o argumento de inovar a regulamentação de saúde e segurança no ambiente de trabalho, resultou em maior autonomia aos patrões e flexibilização na fiscalição das condições de trabalho.

Para o painelista, a NR-1 envolve a principal mudança sobre o tema, pois contém toda a matriz de decisão sobre segurança e saúde dos trabalhadores. Com previsão de começar a valer a partir de janeiro de 2022, a norma estabelece que os patrões podem decidir quais riscos serão considerados e quais não serão. “O mau patrão vai estar no paraíso“, afirmou Scienza.

A mudanças nas normas, que são um parâmetro de regulação no mundo todo, afetam não somente a saúde e a segurança no dia a dia do trabalho, mas também podem gerar consequências em benefícios, como a Aposentadoria Especial, uma vez que estabelecido pelo patrão que o trabalhador não labora em ambiente insalubre, o tempo de especial pode não ser reconhecido.

 

 

Em relação ao cenário político, Scienza afirma que tudo que está acontecendo agora é um processo, que começou em 2017 com a Reforma trabalhista e que continua, porque se expressa em outras políticas como as mudanças das NRs e recente Medida Provisória 1045.

“A NR-1 é a primeira NR de mercado brasileira, sobre a égide do neoliberalismo. O problema é que não estamos falando de questões econômicas, mas sim, da integridade do trabalhador.”

O auditor-fiscal reforçou que, apesar das mudanças terem como objetivo dar maior autonomia aos empresários e afastar o poder de fiscalização das entidades de defesa dos trabalhadores, é papel dos sindicatos continuar atento ao dia a dia do ambiente de trabalho, principalmente reforçando o diálogo com a CIPAs.

Mediado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, João Batista Massena, a discussão contou com a participação de dezenas de dirigentes sidicais das bases metalúrgicas de Canoas e Nova Santa Rita, Porto Alegre, Cachoeirinha e São Leopoldo.

Fonte: STIMMMEC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia