Notícias
 
Reforma trabalhista – Nada para comemorar nos quatro anos do terrível golpe aos trabalhadores
A Lei 13.467 completa quatro anos com indicadores de desemprego recorde, perda de direitos e precarização das relações de trabalho.
28/07/2021


Vitor Teixeira
Lei foi criada sob o pretexto de criar empregos. Mas desemprego aumentou e o trabalho foi precarizado.


    No dia 13 de Julho de 2017, era aprovada a reforma trabalhista de Michel Temer. Com a promessa de geração de empregos, garantia de direitos e modernização da legislação trabalhista; a Lei 13.467 completa quatro anos com indicadores de desemprego recorde, perda de direitos e precarização das relações de trabalho.


    Para Marcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), há pelo menos cinco anos o país “perdeu o rumo do ponto de vista da perspectiva de voltar a crescer”. São quatro fases de recessão desde os anos 1990. “Iniciamos 2021 com a economia 7% menor do que era em 2014”, comenta. E a “reforma” trabalhista, termo que ele considera inadequado, configurou o “maior ataque” em décadas contra os trabalhadores, atingindo também o movimento sindical.

 

Desmonte sindical – trabalhadores sem defesa


   

    Na época, sindicatos e organizações de classe lutaram muito contra este ataque brutal aos trabalhadores, pois sabiam de suas consequências graves para todo o Brasil. O discurso era de favorecer negociações coletivas sobre o legislado, mas na prática as entidades sofreram um ataque quase mortal com a retirada da contribuição sindical e a não obrigatoriedade de participação do sindicato na homologação de demissões, deixando o trabalhador sem sua maior ferramenta de defesa, “Isso reflete todo um movimento implícito de enfraquecimento. Não é declarado, a estrutura sindical segue existindo na Constituição e no discurso a narrativa é de que elas foram fortalecidas pela Lei, o que não é verdade”, afirma o diretor-técnico do DIEESE, Fausto Augusto Júnior.


Desemprego e condições precárias


    O Brasil encerrou o ano de 2019 (antes da pandemia), com uma taxa de 11,9% de desemprego. Em 2021, já estamos em 14,6% e quase 15 milhões de Brasileiros sem trabalho. O diretor técnico do DIEESE também comentou que “mesmo antes da pandemia, em momentos de crescimento econômico, a taxa de desemprego só cresceu”. Ele avalia que a criação de postos de trabalho não acompanhou o ritmo da economia no País.


    O desmonte das leis trabalhistas, contratações como Pessoa Jurídica (PJ), flexibilização das jornadas de trabalho, retirada de direitos e contratos realizados diretamente entre patrão e empregado com força de lei deixaram os trabalhadores submissos aos detentores do capital e sujeitos a condições abusivas de trabalho.


    “As promessas da reforma eram falsas”, afirma a desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi. “Não é se flexibilizando, retirando direitos, isso todas as pesquisas mostram, que se dinamiza a economia”, acrescenta.


    Agora colhemos o resultado destas políticas antitrabalhistas com taxa recorde de desemprego, crescimento de contratos informais, queda na remuneração e um alto índice de pessoas que desistiram de procurar emprego. Tudo isso legitimado pela reforma mentirosa que dificultou o acesso dos trabalhadores às suas ferramentas de defesa e proteção social. Enquanto isso os patrões, beneficiados pela justiça, seguem culpando a pandemia pela precarização do trabalho e fazendo pressão para aprovar novos projetos de retirada de direitos enquanto o povo sofre.

 

Mais ataques no horizonte – momento de reflexão e união


    Agora temos a Reforma Administrativa e as privatizações ativas no discurso político, com a mesma promessa superficial e populista de melhorar o funcionamento dos serviços e administração pública como na Reforma Trabalhista. Mas o que vemos na prática é mais uma busca desenfreada pela retirada de direitos dos servidores, favorecimento da iniciativa privada, fragilização das ferramentas de combate à corrupção e apadrinhamento de cargos públicos por interesses políticos.


    O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, João Batista Massena, acredita que somente a união massiva dos trabalhadores, sociedade civil e entidades sindicais podem barrar mais retrocessos e alertou sobre as próximas eleições, “É imprescindível que os trabalhadores saibam a importância das eleições de 2022. Onde não existe uma disputa entre esquerda e direita, mas uma disputa entre dois projetos muito distintos. O atual, em que o foco é transformar o Brasil em um grande latifúndio ou simples fazendão, onde povo e o desemprego não são prioridade como já foi provado por dados incontestáveis dos últimos quatro anos. E um projeto pautado na inclusão social, educação e no desenvolvimento industrial para gerar empregos dignos e igualdade”. Afirmou.
 

Fonte: STIMEPA com informações de CUT, DIEESE, BRASIL DE FATO e CARTA CAPITAL

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia