Notícias
 
Metalúrgicos gaúchos participam do ato de lançado Comitê do Plebiscito Popular no RS para mobilizar contra privatizações
O comitê é uma reação da sociedade à política nefasta de privatizações do governo federal e estadual.
15/07/2021


O comitê é uma reação da sociedade à política nefasta de privatizações do governo federal e estadual.


A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS e sindicatos filiados participou junto com centrais sindicais, movimentos sociais, frentes populares, lideranças de partidos políticos e outras entidades representativas, do lançado o Comitê do Plebiscito Popular no Rio Grande do Sul. O ato ocorreu de forma virtual na noite desta quarta-feira (14), através da plataforma Zoom, reunindo mais de 400 participantes, além de transmissão ao vivo em várias páginas pelo Facebook e no Youtube com milhares de visualizações.

O comitê é uma reação da sociedade à política nefasta de privatizações do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), do governador Eduardo Leite (PSDB) e de vários prefeitos alinhados com esse projeto de destruição do estado, retirada de direitos dos trabalhadores e entrega do patrimônio público para grandes empresários e o mercado financeiro.

Para o tesoureiro da FTM-RS, Milton Viário, o lançamento do Comitê do Plebiscito busca mobilizar esse, que é um dos processos mais importantes deste ano, no segundo semestre. “A participação dos metalúrgicos, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, no ato de lançamento foi muito boa”, avalia ele.

O dirigente destaca, ainda, que a categoria assumiu o compromisso de ajudar a organizar as 28 regiões. “Como parte deste processo também está a organização dos comitês municipais e onde tem sindicatos de metalúrgicos da CUT-RS, estaremos inseridos na organização regional”, garante Milton.

Governador rasgou promessa eleitoral
A gota d’água foi a derrubada do plebiscito estabelecido na Constituição Estadual sobre a privatização de estatais. Primeiro, os deputados governistas aprovaram o fim da consulta popular para a venda da CEEE, CRM e Sulgás. Agora, eles acabaram com essa regra democrática para a entrega da Corsan, Banrisul e Procergs, rasgando a promessa de campanha eleitoral do governador de que "manteria a Corsan e o Banrisul como empresas públicas".

Em nível federal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, vem tocando uma agenda de privatizações, "passando a boiada" no patrimônio público. Venda de refinarias da Petrobras, liquidação da Ceitec, aprovação da venda da Eletrobras no Congresso, projeto de privatização dos Correios e desmonte da Caixa são alguns exemplos. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) já anunciou a intenção de desestatizar a Carris, sendo que o DMAE e a Procempa também estão sob ataque da privatização.

A proposta dos organizadores é realizar na primavera um plebiscito popular sobre as privatizações de serviços essenciais e estratégicos para o desenvolvimento social e econômico do RS.

Manifesto já pode ser assinado
A consulta será feita em formato híbrido, através de uma plataforma de democracia participativa, garantindo o voto em cédula para comunidades sem acesso à internet. Para tanto, o comitê já organizou comissões de mobilização, finanças, comunicação e pedagógica.

Um manifesto, convidando a população gaúcha a somar-se à iniciativa, também já está publicada na internet para a coleta de assinaturas de apoio.

“Leite e Bolsonaro são marionetes do capital financeiro”
A tentativa de privatizar todos os serviços públicos foi criticada por João Pedro Stedile, integrante da coordenação nacional do MST. Segundo ele, esse é um reflexo da crise do capitalismo, quando os capitalistas correm para se apropriar dos bens da natureza, do patrimônio público e dos recursos públicos.

“É isso que eles fazem historicamente e estão fazendo. Por isso, deram o golpe na presidenta Dilma e instalaram esse insano no poder. Por trás de tudo isso, está o grande capital financeiro, que precisa se apropriar de tudo isso. No RS, temos um governador que se mostra como contrário ao Bolsonaro, mas está praticando a mesma política do governo federal”.

Plebiscito fortalece organização da base
A importância do plebiscito como forma de organização da base foi muito destacada. Para Eliane Martins, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Desempregadas (MTD), o plebiscito possibilita que mesmo resistindo em faixas próprias, já que o movimento não é partidário, é preciso um esforço comum para a unidade.

“Precisamos vencer nossos limites, nossos métodos e nossas próprias barreiras como movimento da classe trabalhadora. Vamos organizar 28 regiões no Estado, mas depois não vamos abandoná-las. Aqui estamos falando da venda do patrimônio público e com isso nós estamos virando uma chave para a religação e organização de várias frentes de trabalho de base”, disse.

Entrega dos bens públicos é coisa do capitalismo
O teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff observou que a onda mundial de entregar os bens públicos é coisa do capitalismo que visa acumular tudo em poucas mãos para dominar os outros. Ele advertiu, porém, que há coisas que não podem ser privatizadas como exemplo, a área de energia, que é um setor estratégico; o Banco do Brasil, que significa soberania nacional; a infraestrutura, cujas rodovias e estradas não podem servir somente ao interesse particular; mas especialmente a água, que é um bem universal.

“Estamos numa grande campanha contra a privatização da Corsan. A água é um bem necessário para todo mundo, e não pode ser privatizada. O Banrisul é público, que atende aos gaúchos e gaúchas, aos pequenos agricultores e a todas as pessoas que precisam do serviço público. Privatizar a Petrobras também afeta a energia que move a máquina mundial e brasileira. Isso é perder a soberania e não queremos ser súditos de ninguém”, disse.

O ato teve também manifestações de apoio dos ex-governadores Tarso Genro, Olívio Dutra e Alceu Collares, do senador Paulo Paim (PT), de deputados do PT, do ex-ministro Miguel Rossetto e do ex-deputado Vieira da Cunha. Também falaram dirigentes da CUT-RS e centrais sindicais, federações e sindicatos que representam trabalhadores de estatais ameaçadas de privatização.

Fonte: FTM-RS com informações da CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia