Notícias
 
Adão Villaverde: A imprenscindível política industrial
.
08/07/2021


Estamos vivendo uma dinâmica de desindustrialização que nações desenvolvidas experimentaram, mas souberam enfrentar


ZH – Falar em política industrial tem se assemelhado a "estarmos pronunciando nome feio". Talvez expeditamente as coisas se expliquem, pois em modelos de desenvolvimento de alguns países e/ou setores, o eixo centrado na financeirização e comercialização tem se notabilizado.

Essa inflexão fica agravada quando se trata de territórios periféricos, aqueles que não comandam a economia mundial e têm um Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo. Neles, o terceiro eixo, o industrial, torna-se absolutamente imprescindível.

Fundamentalmente por não deterem acúmulo e soberania científico-técnica, que serviu de passaporte para países avançados passarem dos modelos da segunda ou terceira revoluções industriais à chamada 4.0. Aquela em que os principais ativos são os intangíveis, como o conhecimento e o saber.

Estamos vivenciando uma dinâmica de desindustrialização que nações desenvolvidas experimentaram outrora, mas souberam enfrentar. E hoje já transformam esse intátil potencial da sapiência em valor às suas organizações e à sociedade.

Quando a questão industrial fica secundarizada, de duas, uma: ou se é refém de modelos superados, ou se tem que renunciar avanços e ficar à margem do concerto mundial. É o caso do Brasil no tema da microeletrônica e na fabricação de chips – em escassez mundial – renunciando inclusive o acervo e os investimentos já feitos. Vale o mesmo para os temas ecológicos e de energias limpas.

Só com um diagnóstico preciso da premência de uma política industrial com base nos ativos intangíveis, com instrumentos de financiamento e indução para tal, é que poderemos ressignificar o setor produtivo nacional, sintonizando-o com os novos tempos.

Do contrário, estaremos naufragando na visão ideológica anti-indústria local, que acredita que o país não deve inovar, e mais, não necessita de desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável endógeno, pois pode buscar tudo fora. Equilibrando-se instavelmente na estratégia das commodities, que só amplifica a já em curso "modernização" dependente e submissa.

Lamentavelmente, a tragédia pandêmica com suas perdas irreparáveis explicitou muito disso, mesmo com todo o potencial de nossa biodiversidade e com as enormes possibilidades para uma política industrial de novo tipo que a era do conhecimento descortinou.

 

Adão Villaverde é engenheiro, professor de Gestão de Conhecimento e da Inovação e ex-presidente da Assembleia Legislativa do RS

 

Fonte: Zero Hora

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia