Notícias
 
CUT-RS promove live nesta quinta sobre caos na saúde e falta da vacina
19h
03/03/2021




A CUT-RS realiza, nesta quinta-feira (04/03), às 19h, uma live sobre o caos na saúde e a falta da vacina no Rio Grande do Sul e no Brasil. Participarão o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, a médica infectologista e diretora do Sindicado dos Médicos de São Paulo, Juliana Salles, e o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio César Jesien. A mediação será feita pelo presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Haverá também depoimentos da presidente do Sindicato dos Enfermeiros (Sergs), Cláudia Franco, e da auxiliar de enfermagem Etel dos Santos Lopes.

A live será transmitida nas páginas da CUT-RS e CUT Brasil no Facebook e terá publicação cruzada em federações e sindicatos filiados, além de parcerias.

Saúde em colapso

Já são 257 mil vidas perdidas no Brasil em decorrência da Covid-19. No RS já foram registradas mais de 12 mil mortes. O estado vive seu pior momento desde o início da pandemia, com aumento da contaminação, recordes nas internações da rede hospitalar, ocupação recorde das UTIs e elevação das mortes. Falta vacina e não há testagem em massa para combater a pandemia.

Para Amarildo, é urgente que se viabilize a ampla testagem da população e ofereça o necessário socorro às pessoas contaminadas, instalando postos de atendimento emergenciais e hospitais de campanha. Ele também defende a quebra temporária das patentes para viabilizar a universalização da produção de imunizantes.

“Sem vacina, sem auxílio emergencial de R$ 600 e sem apoio para os pequenos e médios empresários, não teremos saída. O que vai nos salvar é garantir proteção aos trabalhadores com vacina para não adoecerem e auxílio emergencial para poderem cumprir as regras de isolamento social”, enfatiza.

Mesmo com o avanço da pandemia, Bolsonaro segue com a sua política negacionista e genocida, questionando a eficácia do uso da máscara e do isolamento social. "Até o momento não apresentou nenhum programa eficaz de vacinação em massa da população, o que mostra que não tem um projeto de vida, mas sim de morte", denuncia o dirigente da CUT-RS.

Para Amarildo, há muitas possibilidades e alternativas para combater a pandemia, a exemplo de outros países que já estão implementando medidas protetivas. “Temos que discutir saídas diante do caos na saúde, a fim de garantir vacinação já para todos e todas, retomar o auxílio emergencial e barrar a transmissão do vírus”.

Participantes

Fernando Pigatto

É presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC) e diretor de Saúde da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

Juliana Salles de Carvalho

É médica infectologista formada pela Universidade de Brasília (UnB) e trabalha desde 2011 com controle de infecção hospitalar em Organização Social. É secretária-geral do Sindicado dos Médicos de São Paulo (Simesp) e diretora executiva da CUT-SP,

Júlio César Jesien

É formado em Análise de Políticas e Sistemas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS).

Mediação

Amalido Cenci

É presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).

 

Fonte: CUT RS

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia