Notícias
 
CNM/CUT convoca sindicalistas para Plenária Nacional de Mulheres Metalúrgicas
Com o nome “O tempo das mulheres não cabe no relógio do capital”, atividade das mulheres terá a presença da secretária da Mulher Trabalhadora da CUT e da membro do Sempreviva Organização Feminista (SOF)
17/02/2021




Metalúrgicas de todo país estão sendo convocadas pela Secretaria da Mulher da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) para participar da Plenária Nacional das Mulheres que acontecerá no dia 27 de fevereiro, no formato online. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: secgeral@cnmcut.org.br

A plenária “O tempo das mulheres não cabe no relógio do capital” acontece antecedendo a Plenária Nacional das Mulheres da CUT, que acontece no segundo semestre do ano, e tem como objetivo construir ações de resistência para romper este atual quadro de destruição dos direitos trabalhistas, sociais e das políticas públicas, em especial das mulheres.

Para a secretária da Mulher na CNM/CUT, Marli Melo, esta atividade vai discutir a desigualdade que vive a mulher na vida e no trabalho e a responsabilidade do movimento sindical para minimizar os impactos desta realidade para elas. Segundo ela, a atividade vai discutir como resistir e mudar a realidade das mulheres para elas viverem um mundo melhor e mais justo.

“Se em algum momento a gente puder parar e colocar a nossa rotina em um relógio nós vamos ver que o que a gente tem é sobrecarga, principalmente na pandemia. Muitas vezes as mulheres têm que priorizar qual é a tarefa doméstica que vai fazer antes de ir para seu trabalho na empresa, porque muitas vezes os companheiros não contribuem na divisão sexual do trabalho”, afirmou Marli.

Ela também ressalta que “o movimento sindical tem responsabilidade na transformação desta realidade e vamos discutir entre nós como podemos, juntos com as outras mulheres, atuar para melhorar a vida de cada mulher trabalhadora. Nós já sabemos que nós somos as mais escolarizadas e assumimos cargos com menor relevância nas empresas e não podemos permitir que esta desigualdade se perpetue. Esse é o nosso papel enquanto dirigente sindical”.

As debatedoras da Plenária Nacional das Mulheres Metalúrgicas serão a secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Juneia Batista, e a engenheira agrônoma, mestre pelo Programa de Estudos da Integração Latino-Americana (PROLAM-USP), integrante da equipe Sempreviva Organização Feminista (SOF) e militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Miriam Nobre.

Serviço:

O público alvo da atividade são mulheres dirigentes sindicais dos sindicatos e federações.

Para se inscrever é preciso enviar e-mail para: secgeral@cnmcut.org.br

 

Fonte: CNM/CUT

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia