Notícias
 
Seminário de Movimentos Sociais fortalece ações para FSM 2011
05/11/2010


De sexta-feira (5) até o próximo domingo (7), representantes de diversas organizações e movimentos sociais se encontrarão em Dacar, no Senegal, para o Seminário dos Movimentos Sociais. O objetivo do encontro é fortalecer a coordenação africana e internacional do Fórum Social Mundial (FSM) 2011. 

Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de discutir sobre a conjuntura africana e internacional e de fortalecer a Assembleia dos Movimentos Sociais que acontecerá dentro do FSM 2011, na capital senegalesa. Dessa forma, o Seminário também será um momento de preparação para o Fórum e de construção da agenda de mobilizações de 2010 e 2011.

Para isso, os presentes no encontro debaterão sobre a história e as perspectivas para a Assembleia dos Movimentos Sociais e para o Fórum Social Mundial e refletirão a partir das seguintes perguntas: "Como ter mais convergência na articulação dos movimentos sociais africanos e mundiais em torno de uma agenda comum de mobilizações e ações? Qual o papel dos movimentos dentro do processo do FSM?".

Além do Seminário, outras atividades ainda antecederão o FSM 2011, como o Encontro do Conselho do Fórum Social Africano, o 2° Seminário Preparatório do FSM 2011 e o Encontro do Conselho Internacional do FSM. Até dezembro, também ocorrerão diversos Fóruns Sociais Temáticos, como: Fórum Social Nigéria; Fórum Direitos Humanos na Mauritânia; V Fórum Social Pan-Amazônico; Fórum Mundial de Educação Temático: Educação, Pesquisa e Cultura de Paz; e Fórum sobre Imigração em Bruxelas.

FSM 2011

No próximo ano, o FSM será novamente centralizado e voltará à África. Dessa vez, o cenário escolhido para os debates rumo a "um outro mundo" será Dacar, capital do Senegal. Diferente dos anos anteriores, o Fórum acontecerá em fevereiro, entre os dias 6 e 11 e, portanto, não coincidirá com o Fórum Econômico de Davos, que ocorrerá em janeiro.

A abertura do FSM será com uma marcha. No segundo dia, as ações girarão em torno do Dia da África e da Diáspora. Os dois dias seguintes serão destinados às atividades autogestionadas e os últimos dois dias, às Assembleias Temáticas.

As organizações que quiserem propor alguma atividade já podem articular a ação com foco em algum dos 12 eixos temáticos desta edição do Fórum, como: eliminação de opressão e discriminação; justiça ambiental; direitos humanos; liberdade de circulação e de estabelecimento; direito dos povos ao patrimônio cultural da humanidade e fim do conhecimento privado e hegemônico; mundo livre dos princípios e estruturas do capitalismo, da opressão patriarcal e da dominação neoliberal e por dívidas; e soberania alimentar, economia social, solidária e emancipatória.

Estruturas e instituições democráticas; ordem mundial baseada na paz, justiça e segurança humana e autodeterminação dos povos; valorização das vivências, histórias e lutas da África e da diáspora; movimentos sociais, FSM e perspectivas para o futuro; e inter-aprendizagem de paradigmas alternativos à crise da civilização hegemônica da modernidade/ colonialidade eurocêntrica são outros pontos dos eixos temáticos.

Outras informações sobre o FSM 2011 em: http://fsm2011.org/br

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia