Notícias
 
Sindicatos conquistam na justiça suspensão das demissões na Ford
Mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras e reuniões com empresa continuam. Representantes dos sindicatos dizem que meta é reverter a decisão da Ford de encerrar a produção no país
08/02/2021


SINDMETAU


A decisão da Justiça do Trabalho de suspender as demissões na Ford enquanto não terminarem as negociações sobre a saída da montadora no país entre representantes dos sindicatos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau) e de Camaçari (Stim Camaçari) e da empresa é vista pelos sindicalistas como uma grande vitória da mobilização e pressão da categoria em defesa dos empregos. A decisão da Justiça deu mais ânimo para os trabalhadores continuarem os protestos, dizem os dirigentes.

Na manhã desta segunda-feira (08/02), os trabalhadores e as trabalhadoras da Ford em Taubaté aprovaram em assembleia a realização de uma segunda carreata na próxima sexta-feira (12/02). Em Camaçari, o próximo ato em defesa dos empregos será na quinta-feira (11/02). Um ato das mulheres metalúrgicas vai acontecer em frente à prefeitura da cidade.

As reuniões entre representantes dos sindicatos com as empresas também continuam. Nesta segunda, também está prevista uma videoconferência com a direção global da montadora.

“A vitória desta decisão da Justiça é dos trabalhadores e das trabalhadoras da Ford, que participaram de nossas atividades nesse último período e tiveram papel fundamental nesta conquista. Para nós este passo na luta pelos empregos é importantíssimo neste momento que estamos vivendo, mas a luta continua”, disse o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, na assembleia da categoria na manhã desta segunda onde foi anunciada a paralisação das demissões.

“Nós temos que utilizar todas as ferramentas possíveis para sairmos vitoriosos de fato. Essa decisão equilibra as forças na mesa de negociação”, completou o dirigente.

A liminar, expedida na última sexta-feira (05/02), em resposta a ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), também determina que a Ford não pode suspender o pagamento de salários e licenças durante as negociações, que não faça propostas individuais ou pratique assédio moral junto aos trabalhadores e ainda proíbe que a multinacional americana faça remessas financeiras para o exterior. A empresa pode recorrer, mas até lá, as multas, caso a Ford descumpra qualquer item, chegam a R$ 500 mil.

“Este é um ponto importante para garantir nossos direitos e a questão financeira dos trabalhadores, que vão ter que ser respeitados antes da Ford tomar qualquer decisão. Além disso, a justiça suspendeu todas as negociações que foram feitas até agora, provocando reinício das conversas com a empresa com a participação do MPT”, explicou Claudião num vídeo publicado na página do Facebook da entidade.

O presidente do Stim Camaçari, Júlio Bomfim, também se pronunciou pelas redes sociais e agradeceu ao MPT, que tem outros inquéritos contra a Ford, e também ressaltou a importância da continuação das mobilizações.

“Vamos dar continuidade a nossa vigília e mobilizações ordeiras para fazer um convencimento verbal com toda sociedade e continuar lutando por empregos ou indenizações justas para todos e todas”, finalizou.

A Justiça ordenou que a montadora entregue ao Sindmetau, em até 15 dias, todas as informações que sejam necessárias às negociações e tomadas de decisão. Estabeleceu ainda que a Ford apresente, em até 30 dias, um cronograma de negociação conjunta com o Sindicato.

Sobre reunião com Ford Global

O coordenador sindical na Ford, Sinvaldo Cruz, disse que o Sindicato vai defender a posição prioritária dos trabalhadores neste momento: reverter a decisão da Ford de encerrar a produção no país.

"Essa é mais uma discussão importante para nós, trabalhadores. Vamos estar reunidos com a direção dos Estados Unidos para colocar nossas reivindicações. E também para entender, da parte deles, o que é possível fazer para manter as fábricas de Taubaté, Camaçari e Horizonte", explicou.

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia