Notícias
 
3M fecha fábrica no interior de São Paulo e deixa 120 trabalhadores desempregados
3M alega reestruturação e passa a fazer parte de uma crescente lista de empresas que encerram atividades no Brasil por causa da instabilidade política e econômica do país
27/01/2021




A norte-americana 3M anunciou o fechamento de sua fábrica em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e a demissão de 120 trabalhadores da unidade, que fabrica produtos odontológicos. A empresa afirma que “a decisão é resultado de uma estratégia de negócios”, e que os trabalhadores dispensados “estão recebendo apoio, incluindo um pacote de indenização, benefícios e treinamento para recolocação no mercado”.

A multinacional argumenta que passa por reestruturação constantemente e informou que as atividades da unidade serão transferidas para a fábrica de Sumaré (SP).

"A 3M avalia constantemente seus negócios para garantir que está alocando recursos para as melhores oportunidades possíveis, visando agregar valor aos seus clientes, impulsionar a eficiência operacional e aumentar sua competitividade", afirma a empresa em nota.

 

Outras empresas

Além da 3M em São José do Rio Preto, outras fábricas vêm sentido o peso da estagnação econômica no Brasil. A Ford, no início de janeiro, também sob o pretexto da reestruturação, encerrou suas atividades no Brasil, deixando mais de 5 mil trabalhadores diretos sem emprego.

Nestlé e Duratex também adotaram a medida em 2019. A Sony, com fábrica na Zona Franca de Manaus, anunciou em setembro de 2020 que encerrará suas atividades em março deste ano.

Ainda na Zona Franca, Sharp, Philips e a Gradiente, que tinha decidido retornar a Manaus, já haviam feito o mesmo.

Quando a Sony anunciou o fechamento, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, apontou dois fatores. Um deles, a concorrência com as coreanas e chinesas, que ele diz, ‘não é fácil’, e “a instabilidade que continua pairando no país, a instabilidade política e a insegurança jurídica”.

Engrossam a lista também a Mercedes-Benz, Forever 21, a General Mills e até a CBC Taurus, uma das principais fabricantes de armas leves do mundo, que anunciou em maio do ano passado a transferência de uma das linhas de produção da matriz em São Leopoldo (RS) para a unidade na cidade de Bainbridge, nos Estados Unidos.

Só no ano passado 5,5 mil fábricas encerraram suas atividades. Nos últimos cinco anos (2015 a 2020), quase 17 estabelecimentos industriais fecharam definitivamente suas portas por dia.

 

3M do Brasil

A empresa tem cerca de quatro mil funcionários em unidades localizadas em Ribeirão Preto, Itapetininga, Mairinque (SP), Manaus (AM) e Bom Princípio (RS).

A 3M esteve no centro de uma das primeiras crises geradas pela maléfica atuação do desgoverno Bolsonaro no combate à pandemia do coronavírus, em abril de 2020.

Na ocasião, o então ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta negociou a compra de todas as máscaras produzidas no Brasil pela 3M, após Donald Trump ameaçar embargar a produção de equipamentos da empresa nos Estados Unidos e impedir a exportação.

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia