Notícias
 
Pandemia e inércia de Guedes agravam devastação de pequenos negócios
Segundo o IBGE, o Brasil completou o quinto ano seguido em que mais empresas fecharam do que abriram. Retomada do Pronampe segue atrasada e governo dificulta acesso a crédito
26/01/2021




O descontrole da pandemia do coronavírus levou o estado de São Paulo passar a ter regras mais rigorosas de quarentena a partir desta segunda (25/01). A Grande São Paulo, incluindo a capital, ficará na fase laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana. Na sexta-feira (22/01), donos de bares e restaurantes realizaram protesto contra a decisão.

No ano passado, os pedidos de falência saltaram 12,7% e as falências decretadas cresceram 1,9%, na comparação com 2019, segundo dados nacionais da seguradora Boa Vista. No mesmo período, também houve aumento dos pedidos de recuperação judicial e das recuperações judiciais deferidas em 13,4% e 11,1%, respectivamente.

A situação ilustra o quadro de devastação dos pequenos e médios negócios no país, fruto da falta de política do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, para o setor. Segundo o IBGE, o Brasil completou em 2020 o quinto ano seguido em que mais empresas fecharam do que abriram. Somente no primeiro semestre, mais de 700 mil empresas fecharam e o impacto maior foi justamente sobre os micro e pequenos empreendimentos.

No estado de São Paulo, por exemplo, há 35 mil lojas de shopping que empregam diretamente cerca de 200 mil pessoas. Deste total, 70% destes estabelecimentos são de pequeno porte e foram mais diretamente impactados pela crise econômica como resultado da pandemia.

Enquanto o governo alardeia que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) beneficiou meio milhão de empresas, o fato é que ele segue atrasado em 2021. Milhares de empresas que tiveram dificuldade em acessar crédito em 2020 devem continuar penando neste ano.

Governo dificulta acesso a crédito

Segundo o ‘ Globo’, desde o ano passado, pequenos empresários têm se queixado da burocracia do governo, que impõe dificuldades para a liberação de crédito. De acordo com dados do Sebrae, 56% das micro e pequenas empresas que tentaram acesso à crédito durante a pandemia não obtiveram êxito. Apenas 34% tiveram crédito aprovado e outros 10% estão com pedido em análise pelo governo.

Desde que o Pronampe foi instituído pela Lei nº 13.999/20, em abril, houve três fases de aportes financeiros. Ao todo, foram liberados mais de R$ 37,5 bilhões nas três fases.

O desgoverno Bolsonaro anunciou que a linha de crédito deve ser oferecida novamente em 2021, mas com uma versão descentralizada que, segundo os técnicos do Ministério da Economia, motivará os bancos a liberarem o crédito via cooperativas financiadas pelos estados, municípios e entidades empresariais. Assim, o empréstimo poderá ser feito por agentes como governos locais entidades empresariais.

O nome escolhido para este novo plano é Sistema Nacional de Garantias e prevê que cada região tenha a sua cooperativa de garantia.

Em dezembro passado, o Senado aprovou um projeto de lei que transforma o Pronampe em uma política permanente e garante mais recursos para o programa. O projeto seguiu para a Câmara dos Deputados.

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia