Notícias
 
RS amplia imunização de grupo prioritário nesta semana
Com lote da AstraZeneca, RS deve vacinar 61% dos profissionais de saúde
25/01/2021




Ontem (24/01) chegou no Salgado Filho um carregamento da Índia com 116 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que ainda este ano será desenvolvida no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No RS, os imunizantes começaram a ser distribuídos hoje por avião e por terra para todas as Coordenadorias Regionais de Saúde, e a aplicação deve iniciar imediatamente. Do total, 32 mil unidades da vacina ficam na Capital. Somados aos lotes da CoronaVac, distribuídos na semana passada, o Rio Grande do Sul soma 457 mil doses de imunizantes disponíveis para os grupos prioritários.

A diretora de ações em Saúde do Estado, Ana Costa, disse que as doses da CoronaVac, que ainda seguem sendo aplicadas, irão contemplar 100% de idosos em asilos e indígenas em aldeia, além de 34% dos trabalhadores de saúde. As novas doses da AstraZeneca devem elevar para 61% o número de profissionais de saúde vacinados. Em Porto Alegre, o secretário de Saúde, Mauro Sparta, explicou que, a partir do momento que todos os profissionais de saúde forem vacinados, o critério para a fila de vacinação será a idade, a começar por idosos acima de 75 anos.

Até ontem Porto Alegre já tinha vacinado 20 mil pessoas em uma semana – um ritmo de aplicações per capta maior que Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Quinta foi o dia com o maior número de doses aplicadas, com 7 mil. Se fosse possível manter nesse ritmo de doses por dia, toda a população da Capital seria imunizada em pouco mais de seis meses. Aqui tem um painel da Prefeitura atualizado várias vezes ao dia com o total de doses aplicadas. Em todo o Estado, foram aplicadas doses em mais de 76 mil pessoas.

Sem produção em massa da vacina, as doses devem, contudo, acabar em breve. No horizonte, a Anvisa aprovou na sexta o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac e, dessas, 900 mil doses foram liberadas na sexta.

 

Fonte: Matinal Jornalismo

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia