Notícias
 
Ato em Canoas reforça solidariedade dos trabalhadores aos demitidos da Ford
Segundo o Dieese, as demissões de aproximadamente 5 mil trabalhadores e trabalhadoras podem levar ao fechamento de quase 120 mil postos de trabalho
21/01/2021




As principais centrais sindicais do país realizaram, nesta quinta-feira (21/01), atos de solidariedade dos trabalhadores aos demitidos da Ford. A multinacional estaduniense anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil, no último dia 11, deixando mais de 100 mil brasileiros desempregados.

No Rio Grande do Sul, a mobilização ocorreu em frente à concessionária Montreal Ford, em Canoas, e foi convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos. O ato simbólico contou também com a presença dos metalúrgicos de Porto Alegre, assim como diretores da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS).

Em frente à concessionária, os sindicalistas alertaram que o encerramento das atividades da empresa afeta de forma ampla a economia do país. “Nós, enquanto classe trabalhadora, temos que ficar atentos aos nossos empregos. Não podemos achar que é um problema só dos trabalhadores da Ford porque, quando fecha uma grande empresa, muitas sistemistas que prestam serviços são afetadas”, destacou Paulo Chitolina, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita

Saída da Ford vai cortar quase 120 mil empregos no país

Segundo o Dieese, as demissões de aproximadamente 5 mil trabalhadores e trabalhadoras podem levar ao fechamento de quase 120 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, considerando a cadeia econômica. Além dos impactos econômicos na cidade, onde as empresas deixarão de funcionar, o país vai deixar de arrecadar em torno de R$ 3 bilhões ao ano com a saída da Ford.

O secretário-geral da CNM-CUT, Loricardo de Oliveira, fez um chamado para a necessidade de fortalecer a indústria nacional a partir de um plano de industrialização acordado em conjunto com os representantes dos trabalhadores e com os empresários. Para ele, é inadmissível que empresas multinacionais venham ao país e ganhem isenções fiscais do governo para lucrar em cima da mão de obra dos trabalhadores sem qualquer compromisso com a permanência e a manutenção dos postos de trabalho.

“É preciso nacionalizar a produção da Ford. Tudo que foi produzido no Brasil tem que ficar no Brasil. Precisamos que o governo federal se posicione e diga que essa produção é nossa”, afirmou Loricardo.

Demissões em meio à pandemia

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, lembrou que as demissões da Ford são ainda mais graves porque ocorrem em meio à pandemia da Covid-19 e ao fim do pagamento do Auxílio Emergencial. Ele destacou também a campanha que vem sendo realizada em todo o país pela vacina já para todos os trabalhadores e de forma gratuita junto com a luta pela manutenção do auxílio emergencial.

“Hoje, nós estamos prestando nossa solidariedade e defendendo a renda e os postos de trabalho. Mas vamos ficar atentos e acompanhando o próximo período, que será um período muito duro, em que vamos precisar de muita mobilização”, ressaltou Amarildo.

 

Fonte: CUT-RS com Rita Garrido / STIMMMEC

 

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia