Notícias
 
Ato em defesa dos empregos na Ford é marcado por solidariedade e unidade
CUT, demais centrais e sindicatos defendem nacionalização da Ford e criticam ausência de política industrial no Brasil
21/01/2021


Adonis Guerra/SMABC


A CUT e demais centrais sindicais, lideranças de movimentos sociais e sindicalistas de diferentes ramos realizaram na manhã desta quinta-feira (21) ato em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Ford de todo país.

Sem diálogo prévio e negociação, a categoria viu seus sonhos e projetos irem por água abaixo na última semana, diante do anúncio de encerramento das três fábricas da multinacional norte-americana no país.

A mobilização na cidade de São Paulo ocorreu em frente à Sonnervig, concessionária da Ford no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, como parte de uma ação nacional com manifestações em frente a lojas oficiais da marca dos veículos. O protesto com início chegou a ocupar uma via da Avenida Doutor Ricardo Jafet, 1259.

A tônica dos trabalhadores foi a construção de unidade para barrar o fechamento de plantas pelo Brasil e frear o desemprego. Com faixas e bandeiras, eles entoaram gritos de ordem exigindo que o emprego seja mantido.

O vice-presidente da CUT, Vagner Freitas, falou sobre as famílias desemparadas neste momento e a irresponsabilidade do governo para responder a mais esta crise no país.

“Queremos que o governo estabeleça alguma forma de manutenção da produção e dos empregos com a nacionalização da empresa, com cooperativa de trabalhadores ou outra solução neste sentido. Não podemos deixar os trabalhadores abandonados e assistir calados o aumento da miséria, do desemprego e da morte, principalmente num momento de pandemia”, afirmou Vagner.

O dirigente ainda enfatizou que o governo Bolsonaro deveria atuar como em outros momentos fizeram governos que estabeleciam políticas sociais e mantinham o diálogo com as entidades sindicais.

Posteriormente, exemplificou o caso da GM nos Estados Unidos, quando diante de uma crise, o governo daquele país nacionalizou a empresa e tornou a patrimônio do povo norte-americano até construir uma solução para a vida dos trabalhadores e da economia.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Wagner Santana, o Wagnão, a categoria está revivendo 2019, quando houve o fechamento da Ford em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, impactando cerca de 100 mil trabalhadores.

A crise atual reforça, segundo o dirigente, a necessidade de discutir nacionalmente a desindustrialização no país.

“A Ford construiu riquezas e agora diz que o Brasil não serve mais? É como se eles dissessem que só o dinheiro dos brasileiros é que importa para a compra de veículos produzidos fora do país. A gente precisa de um debate nacional porque são 17 empresas por dia que saem do país e milhares de desempregados diariamente”, disse o dirigente.

Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, a unidade entre as centrais é fundamental para ampliar o debate em sociedade e junto a parlamentares.

“A unidade é o mais importante porque a gente garante não só as reivindicações econômicas e trabalhistas, que são importantes também, mas colocamos o debate político e a responsabilidade do presidente nesta situação que estamos vivendo”, disse.

Ausência de governo e de Política industrial

O secretário-geral da CUT São Paulo, João Cayres criticou igualmente a ausência de uma política industrial no Brasil.

"Não se trata só da Ford e de seus milhares de empregos perdidos, trata-se também de toda uma cadeia produtiva que será afetada, dos impactos à economia local nas cidades, de novas fábricas que podem ser fechadas com esse desgoverno de Bolsonaro que não tem preocupação alguma com o setor e com políticas de manutenção do emprego e da renda no país", ressaltou.

Liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MST) e da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos disse que se o país tivesse governo, não seria permitido que uma empresa que usufruiu de bilhões de reais em incentivos saísse do país no meio de uma segunda onda da pandemia de covid-19 deixando milhares de famílias desamparadas.

Destacou também a importância da luta e colocou o MTST e a Frente Povo sem Medo à disposição dos trabalhadores.

“Não temos governo, não temos política industrial, tecnologia, ciência e inovação. Os empregos qualificados estão indo embora. Este governo quer fazer do Brasil uma fazenda só para produzir soja e exportar. É momento da gente lutar, com responsabilidade e não promovendo, como eles, a expansão do vírus”, afirmou.

Pautas fundamentais

O ‘Fora Bolsonaro’ foi uma das principais bandeiras da mobilização em São Paulo.

O vice-presidente da CUT, Vagner Freitas, pediu para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), saia de cima dos mais de 400 pedidos de impeachment e coloque para votação imediata.

Lideranças e dirigentes presentes também ressaltaram as dificuldades quanto à vacinação gratuita e ampla no país e a retirada do auxílio emergencial como exemplos trágicos do governo atual, intitulado pelos movimentos como “genocida”.

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia