Notícias
 
Justiça suspende assembleia que iria definir extinção da CEITEC
Os autores do pedido de suspensão argumentam que o Governo Federal não tem sido transparente no processo de desestatização da empresa
13/01/2021




A Justiça Federal decidiu pela suspensão da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para essa quarta-feira (13/01), cujo objetivo era deliberar acerca da dissolução do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (CEITEC). Em sua decisão, a juíza federal Maria Isabel Pezzi Klein, da 3a Vara Federal de Porto Alegre, justifica que o processo de acompanhamento da desestatização do CEITEC ainda está em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), de modo que o governo federal não pode promover agora a liquidação imediata da entidade, fato que tornaria inútil a atuação do TCU no processo de desestatização.

A juíza também fundamentou sua decisão ao constatar que o projeto de desestatização do CEITEC, no site do Programa de Parcerias e Investimentos do próprio Governo Federal, permanece em fase de estudos, faltando ainda a realização de consulta pública e a análise pelo TCU, antes de serem tomadas quaisquer medidas sobre à dissolução da entidade.

“Face a esse cenário, em juízo de cognição sumária, conclui-se que a iminente liquidação da entidade é ato potencialmente lesivo ao patrimônio público, que merece acurada análise pelo Poder Judiciário, nos limites da pretensão ora formulada”, afirma a juíza em sua decisão de suspender a realização da Assembleia Geral Extraordinária, até nova deliberação da Justiça.

A juíza da 3a Vara Federal de Porto Alegre ainda destaca que a medida é “plenamente reversível”, mediante a marcação de nova data, “sem relevante prejuízo ao ente público, se a decisão for reconsiderada”.

Na ação popular, movida pelo advogado Luciano Pires Hannecker e a Associação dos Colaboradores do CEITEC, os autores do pedido de suspensão da Assembleia afirmam que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), no intuito de extinguir a empresa pública, tem agido sem transparência. Alegam ainda que a extinção do CEITEC representará “lesão inestimável ao patrimônio, à autonomia e ao desenvolvimento tecnológico do país”, com perda de profissionais especializados, inclusive com treinamento no exterior, além da perda da estrutura física da empresa.

 

Fonte: Sul 21

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia