Notícias
 
Sem rumo e sem vacina, Brasil chega a 200 mil vidas perdidas pela Covid-19
Nesta quarta, o país registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia
07/01/2021




Quase dez meses depois de registrar o primeiro caso de Covid-19, o Brasil chega, nesta quinta-feira (07/01), a triste marca de 200 mil vidas perdidas pela pandemia do novo coronavírus. O país está sem rumo e sem vacina.

A maior crise sanitária dos últimos 100 anos foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020 e somente no dia 25 do mesmo mês o Brasil registrou o primeiro caso da doença.

De lá para cá, foram muitas batalhas que o país enfrentou na condução da crise e ainda tendo que lidar com o negacionismo do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL). Dois ministros da saúde caíram, o governo negou a crise, a ciência, brigou com governadores que decretaram medidas para conter o avanço da pandemia e, ainda, está patinando na compra de insumos para a vacinação da população.

Enquanto em mais de 50 países do mundo já começaram a imunização contra a doença, até os vizinhos da América Latina, o Brasil não tem data para começar e ainda nesta quarta-feira (06/01), Bolsonaro suspendeu a compra de seringas, dizendo que está esperando os preços baixarem.

Sob o comando do general Eduardo Pazuello, que assumiu o Ministério da Saúde após demissão do segundo ministro da Pasta, Nelson Teich, o país ficou mais de três meses sem especialistas na área da saúde liderando o combate a pandemia. O resultado foi a explosão tanto no número de casos como o de óbitos.

Outra polêmica envolvendo o governo nesses meses foi a falta de transparência do Ministério da Saúde com a inconsistência nos dados divulgados, que foi visto como prévia de censura por outros órgãos de saúde, especialistas e pela imprensa.

Pazuello, em pronunciamento em rede nacional na noite desta quarta (6), anunciou a edição de uma medida provisória para aquisição de vacinas e insumos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. A MP estabeleceria a logística para a operacionalização do programa de imunização. A medida também preveria ainda o treinamento de profissionais e a permissão para a contratação de vacinas e insumos antes mesmo do registro sanitário pela Anvisa.

O ex-ministro da Saúde do governo da presidenta Dilma Rousseff, o deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP) , criticou o teor do pronunciamento de Eduardo Pazuello.

“Desde do final dos anos 19 70, ministros ocupam a rede nacional para anunciar uma campanha de vacinação. É a primeira vez que o anúncio não tem data, não tem local de vacinação. Nada. Enquanto ministros do mundo mostram números de vacinas aplicadas e pessoas vacinadas, o general que ocupa o ministério de Bolsonaro fala de vacinas pré-contratadas”, afirmou Padilha, à Rede Brasil Atual.

200 mil mortos

Nesta quarta, o país registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia.

De acordo com o balanço do consórcio de imprensa, é o maior número de mortes registrada em um só dia desde 18 de agosto de 2020. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 729. Já os casos confirmados, desde o começo da pandemia, chegam a 7.874.539 . No último dia o número de brasileiros que se contaminaram foi de 62.532.

São Paulo se prepara para vacinação

Mesmo sem esclarecer como será feita a imunização dos paulistanos, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quarta-feira, que toda a população de São Paulo estará vacinada ainda em 2021.

A expectativa do governador é de que os dados de eficácia da vacina Coronavac sejam divulgados nesta quinta (7). O governo estadual ainda reconheceu a aceleração do contágio e cobrou respeito ao plano estadual de reabertura econômica - desrespeitado por algumas cidades, principalmente no litoral, nas festas de fim de ano.

De acordo com a apuração do UOL, o Centro de Contingência ao Coronavírus ,em São Paulo, organizou um subgrupo para elaborar um novo projeto de contenção da doença no estado. O objetivo dos médicos é endurecer as restrições da quarentena propostas pelo Plano São Paulo que, na avaliação de membros do grupo, "está muito flexível".

O Centro de Contingência é uma pasta independente, que conta com infectologistas e epidemiologistas, e foi criado pelo governo paulista com o objetivo de sugerir e guiar as ações no controle da pandemia de Covid-19. A nova proposta será encaminhada para análise do governador na semana que vem.

Alguns membros do comitê concordam que o cenário ideal seria seguir a linha dos países europeus que, diante da segunda onda de Covid-19, é estabelecer medidas mais rígidas, como o fechamento total do comércio por determinadas horas do dia, o conhecido "lockdown”.

O estado ultrapassou nesta quarta a marca de 1,5 milhão de casos confirmados da doença desde o início da pandemia. Foram registrados 289 novos óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total para 47.511, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Já o total de casos confirmados da doença subiu para 1.501.085, considerando os 14.534 novos registros nas últimas 24 horas.

Situação nos estados

Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia Roraima, Sergipe e Tocantins apresentam aumento da média móvel de mortes em relação a 14 dias atrás. Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul estão em situação de estabilidade (o que não significa uma condição tranquila).

Os demais estados apresentam queda.

 

Fonte: CUT Nacional

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia