Notícias
 
Sérgio Nobre: "Que venha um novo ano de esperança e luta"
Presidente nacional da CUT defende que lutar será ainda mais necessário em 2021 para preservar direitos, a democracia e a soberania, ameaçados por um governo que prejudica a classe trabalhadora e trava o país
04/01/2021




O ano de 2020 ficará por muito tempo marcado em nossa memória coletiva, pelo medo da doença, pela perda de familiares e amigos e pelas grandes mudanças que impôs no cotidiano de todas as pessoas. Um novo ano chega, renovando nossa esperança e disposição para novas batalhas. A esperança vem da expectativa de superação da pandemia e de retomada econômica. A luta é necessária para preservar direitos, democracia e soberania, ameaçados por projetos que prejudicam o país e a vida dos trabalhadores.

Milhões de pessoas já foram vacinadas em dezenas de países. No Brasil, tragicamente, os planos são incertos e a vacina tornou-se objeto da disputa de vaidades e da reiterada negligência do governo federal em salvar vidas. É preciso vacina, quantas forem necessárias, para todos e já! E só o Sistema Único de Saúde (SUS) é capaz dessa façanha como já vem provando ao longo de muitas anos de bem sucedidas campanhas de imunização.

A vacinação é fundamental para proteger a população, especialmente aquela mais vulnerável à doença, mas também para que o país tenha condições de retomar a atividade econômica. Somente perspectivas sólidas podem estimular investimentos e a geração de empregos de qualidade.

O caminho escolhido até aqui pelo governo e pela maioria do Congresso Nacional para produzir essas perspectivas é tortuoso, ineficaz e penaliza a população mais pobre e o futuro do país.

O Auxílio Emergencial, vital para que as pessoas tivessem o mínimo para sobreviver e para manter a economia em movimento, termina em 31 de dezembro e deixará milhões de brasileiros sem nada. Mesmo assim, nem o governo nem o Congresso apontam para sua continuidade. A CUT defende e seguirá lutando por uma renda básica permanente por meio da ampliação dos benefícios do Programa Bolsa Família ou da continuidade dos programas de renda emergencial.

O investimento público, através de programas de transferência de renda e de crédito, de obras públicas, da expansão de estatais como a Petrobras e a Eletrobras, são alavancas fortes do desenvolvimento nacional. Beneficiam a população, o país e estimulam a atividade econômica e a geração de empregos. São investimentos represados por um criminoso teto de gastos, por planos de privatização e pela destruição de políticas públicas.

Um nítido exemplo é o da produção de alimentos da agricultura familar. Sem crédito, assistência técnica e apoio à comercialização, desde 2016, a produção de alimentos básicos como arroz, feijão e leite despenca ano a ano e os preços aumentam, levando à fome e à miséria.

Da mesma forma não há política para estimular a indústria, cujos limites se mostraram na incapacidade de produção de insumos básicos ao setor da saúde e na contínua perda de oportunidades de fazer avançar a indústria nacional.

Os trabalhadores no campo e na cidade estão unidos em torno de um projeto de desenvolvimento que preserve o meio ambiente e garanta crescimento econômico com redução das desigualdades. Para isso, é preciso taxar a renda e o patrimônio dos super ricos e orientar o gasto público para incluir e atender as necessidade da maioria da população.

O ano de 2020 trouxe ainda mais à luz outra chaga da nossa sociedade: o racismo e o machismo. A violencia brutal e cotidiana agride e mata a população negra. A noite de natal foi manchada pelo sangue do feminicido. Superar os papéis de subordinação e violência reservados às mulheres e negros não é uma luta identitária, é um dever de todas as pessoas comprometidas com os ideais de igualdade, liberdade e democracia.

Em 2021 a classe trabalhadora seguirá contando com os sindicatos e com a CUT para organizar suas lutas e reivindicações. As centrais sindicais, os movimentos populares e a sociedade civil estarão juntos na luta para dar fim ao governo de uma família de criminosos. Seguimos com esperança e disposição para lutar em defesa da vida, da democracia e dos direitos de todos os brasileiros.

Um 2021 de lutas e vitórias.

Sérgio Nobre é metalúrgico, é presidente nacional da CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia