Notícias
 
CUT-RS condena racismo e repudia assassinato de homem negro no Carrefour em Porto Alegre
A atrocidade repetiu também a tragédia ocorrida recentemente nos Estados Unidos, quando outro homem negro Geoge Floyd morreu sufocado por policiais brancos
20/11/2020




A CUT-RS condena todo e qualquer ato de racismo e repudia com veemência o brutal assassinato do homem negro João Alberto Silveira Freitas, o Beto, de 40 anos, após ser espancado com violência no estacionamento do Carrefour, no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra. Ele foi agredido e imobilizado por dois homens brancos, um segurança de uma empresa terceirizada e o outro um policial militar temporário.

Foi mais uma vida ceifada, sem qualquer justificativa. Uma vida negra. Se Beto fosse branco, nada disso teria acontecido. Isso traz a reflexão de quanto ainda temos que lutar e denunciar a postura do governo Bolsonaro. Ao não condenar os crimes contra o povo negro e os pobres e incentivar o armamento da população, ele acaba promovendo o ódio, o racismo, a violência e a barbárie.

O assassinado de Beto ocorreu dias após o povo de Porto Alegre, como outras cidades brasileiras, ter obtido uma importante vitória nas urnas, com a eleição de uma bancada negra para a Câmara de Vereadores, composta por quatro mulheres e um homem, todos jovens, como resultado do crescimento da luta antirracista e pela igualdade de direitos.

A atrocidade repetiu também a tragédia ocorrida recentemente nos Estados Unidos, quando outro homem negro Geoge Floyd morreu sufocado por policiais brancos, o que motivou o movimento "Vidas negras importam" que se espalhou pelo mundo em protesto contra a violência ao povo negro.

Por isso, além de manifestar toda a nossa indignação frente ao assassinato no Carrefour, que é reincidente em casos de violência, e exigir justiça para Beto e a punição dos culpados, reafirmamos o nosso compromisso de continuar lutando ao lado do movimento negro para varrer essas práticas racistas e violentas da sociedade e construir um país que respeite a diversidade e a dignidade de negros e negras.

Vidas negras importam!

Basta de racismo!

Viva o Dia da Consciência Negra!

Viva Zumbi dos Palmares e Dandara!

Porto Alegre, 20 de novembro de 2020


Amarildo Cenci
Presidente da CUT-RS

Isis Garcia
Secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS

 

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia