Notícias
 
IndustriALL-Brasil é um marco na organização dos trabalhadores na indústria
Entidade lançada nesta terça nasce com foco na reindustrialização do país, com geração de emprego de qualidade. Objetivo é representar 18 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na indústria
17/11/2020




Mais de 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na indústria, da base de sindicatos filiados à CUT e a Força Sindical, contam a partir de agora com a IndustriALL-Brasil para defender os direitos trabalhistas e sociais e lutar pela reindustrialização do país.

As duas maiores centrais sindicais do país lançaram a entidade na manhã desta terça-feira (17/11), numa live transmitida pelas redes sociais das centrais, das confederações, sindicatos e TVT.

“É um dia histórico”, disse o presidente da CUT, Sérgio Nobre. Segundo ele, o lançamento da IndustriALL-Brasil é um marco na organização dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria para fortalecer o setor e a categoria.

“A IndustriALL-Brasil nasce de uma união inédita e com objetivos de recuperar e modernizar a indústria brasileira para os que constroem a riqueza do país, que são os trabalhadores e trabalhadoras”, disse Sérgio.

“A CUT e a Força sindical têm a capacidade para construir, juntas, esta missão, mas será preciso envolver mais centrais e representações de trabalhadores para, de fato, representarmos os 18 milhões que têm na categoria a nível nacional, como aponta o Dieese”, completou o presidente da CUT.

São metalúrgicos, químicos, trabalhadores na construção civil, alimentação, energia e têxtil-vestuário, da CUT e Força, que formam o ramo da indústria, e estão se unindo para promover pesquisa, difundir conhecimento, elaborar, desenvolver e executar projetos, propor e articular medidas, inclusive legislativas, sobre novos modelos de políticas econômicas industriais e do trabalho.

A ideia central é fomentar e criar propostas e projetos de políticas para reindustrializar o país à luz das demandas da classe trabalhadora, com garantia de inovação e tecnologia com trabalho de qualidade e decente.

Além dos dirigentes de cada ramo da indústria, os presidentes nacionais da CUT e da Força terão assento na Direção Executiva da IndustriALL-Brasil. As duas centrais somam 5,7 mil sindicatos e entes associados, com 37,8 milhões de trabalhadores na base.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, não pôde participar da atividade de lançamento da IndustriALL-Brasil porque está se recuperando de Covid-19, mas mandou uma mensagem para os trabalhadores e trabalhadoras que acompanharam a live de lançamento da entidade.

Segundo o dirigente, a IndustriALL-Brasil vem para consolidar a unidade da CUT e demais centrais em frentes de luta contra a retirada de direitos. A entidade quer um país melhor, humano e solidário, mas isso só será possível com democracia, diálogo social e crescimento que respeite o meio ambiente, os direitos dos trabalhadores, trabalho decente, salário digno e a qualificação profissional permanente, afirmou.

“A IndustriALL-Brasil nasce com grande representatividade, irá ampliar os debates para recuperação da indústria com fóruns, seminário nacional, internacional e criar um agenda de propostas para a indústria 4.0 e 5.0 impostos pela modernização. Precisaremos de uma política de transição para evitar o desemprego e de conhecimento para que todos possam integrar esta nova indústria com segurança”, concluiu Miguel.

A entidade, que foi inspirada na IndustriALL Global Union, que representa 50 milhões de trabalhadores no mundo, terá parcerias com universidades, instituições cientificas e com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Direção da Industriall-Brasil e a construção coletiva

Na live de lançamento da IndustriALL-Brasil também foi apresentada a nova direção da entidade para o mandato 2020-2022.

Dirigentes sindicais e os trabalhadores e trabalhadoras do ramo da indústria que representam as centrais no Comitê Executivo da Industriall Global também terão assentos na direção.

O presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo de Oliveira, disse que vai ser preciso muito diálogo com os trabalhadores e com a sociedade sobre o que está acontecendo com a indústria nacional e da importância em investir no setor para o país e para os brasileiros.

“O país vive um desmonte da indústria brasileira e sem o carro chefe do desenvolvimento do país a gente já perdeu milhares de emprego, mesmo antes da pandemia. Em janeiro e fevereiro o saldo já era negativo por falta de uma política industrial e de desenvolvimento para o país. A gente já ocupou o novo lugar na indústria mundial e perdemos a importância, a gente precisa discutir muito a produção industrial para voltar a crescer”, afirmou.

O dirigente disse que os trabalhadores da indústria representam 15% do emprego formal e da massa salarial brasileira e diversos estudos apontam que a cada um real investido na indústria o retorno é de R$2,63.

“Precisamos reindustrializar o país com uma nova indústria, com investimentos e nos apropriando das ferramentas da indústria 4.0. Além, claro, de pensar uma indústria com menos carbono e nos apropriar do debate da economia circular. O mundo não aguenta mais lixo”, pontuou Aroaldo.

“Vamos juntos construir a Industriall-Brasil plural, democrática, com muito diálogo para atingirmos nossos objetivos com emprego de qualidade para darmos um salta na qualidade na vida do povo brasileiro”, ressaltou Aroaldo, que é trabalhador na Mercedes em São Bernardo do Campo e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC).

A vice-presidenta da Industriall-Brasil, a metalúrgica Rosemary Prado, o Secretário-Geral, o químico Raimundo Suzart, o Secretário de Administração e Finanças, também do ramo químico, Sérgio Luiz Leite e Secretário de Relações Internacionais, o trabalhador na Construção Civil Claudio da Silva Gomes também mandaram seus recados na live de lançamento da entidade e posse da direção.

Os secretários de relações internacionais da CUT e da Força e os representantes da IndustriALL-Global no Brasil, Lu Varjão, Edson Bicalho e Mônica Veloso, também celebraram o nascimento da IndustriALL-Brasil na live.

O Secretário-Geral da IndustriALL Global, Valter Sanches, disse no lançamento da entidade brasileira que o país vive um momento difícil com Jair Bolsonaro (ex-PSL) na presidência e a entidade contribuirá com a resistência e luta da classe trabalhadora.

Segundo ele, além do governo não ter políticas para combater a Covid-19, também não tem política para controlar a inflação e nem política industrial sustentável.

“Bolsonaro e Guedes estão destruindo as empresas públicas brasileiras e destruindo os patrimônios tão importantes para a recuperação e desenvolvimento do país e ainda atacam direitos da classe trabalhadora. E tudo isso ao mesmo tempo, junto com a transformação do mundo do trabalho. A IndustriALL-Brasil é uma oportunidade de recuperar as bases a sindicalização, capacitar dirigentes e construir um proposta de reindustrialização sustentável. E nós da IndustriALL-Global estaremos juntos. A luta continua”, finalizou Valter Sanches.

 

Fonte: CUT Brasil

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia