Notícias
 
CUT e centrais debateram com Tarso Genro (PT) projeto de desenvolvimento para o RS
27/10/2010


Na início da tarde desta terça-feira, 26 de outubro, a Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais, cooperativas, federações, movimentos sociais e economia solidária reuniram-se com o governador eleito do RS, Tarso Genro (PT), para debater o programa de governo de Tarso e, além disso, discutir as reivindicações da classe trabalhadora.
O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, foi o mediador do encontro e iniciou o debate agradecendo a presença do futuro governador. Tarso levantou questões sobre o seu compromisso com a classe trabalhadora, reafirmando de modo constante seu programa de governo.
Fernandes, representante da CGTB, agradeceu a forma com que Tarso se coloca à disposição dos trabalhadores. Paulo Barck, presidente da UGT, destacou a necessidade da criação de uma política de valorização do piso regional.
O representante do MTD, Portela, criticou a criminalização sofrida pelos movimentos sociais no governo Yeda. Também solicitou a inclusão da produção de alimentos nas cidades, através de investimentos na agricultura urbana.
Valter Souza, presidente da NCST-RS, falou da necessidade de se investir mais nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar, segurança.
Woyciechowski entregou para Tarso Genro a “Plataforma da Classe Trabalhadora: Um programa para o desenvolvimento do RS – 2010”, documento desenvolvido a partir das resoluções da CONCLAT- Conferência Nacional da Classe Trabalhadora com complementação de políticas voltadas para o estado do Rio Grande do Sul.
Temas como fortalecimento das finanças públicas; recuperação do papel do Estado como indutor do desenvolvimento; geração de emprego, renda e valorização dos salários e do piso regional; agricultura: mudança na matriz produtiva com a valorização da agricultura familiar; democratização da gestão do Estado com participação popular; qualificação, profissionalização e valorização dos serviços e servidores públicos; fortalecimento das políticas públicas e sociais com a ampliação dos investimentos com recursos públicos são questões fundamentais discutidas na Plataforma.
Tarso, ao encerrar o debate, criticou o governo Yeda, garantindo aos trabalhadores de que jamais precisarão enfrentar as barreiras da Brigada Militar para entrar no Palácio Piratini. Também destacou a importância de um diálogo permanente com a classe trabalhadora, defendendo a participação de representantes dos trabalhadores no Conselho Estadual de Gestão.
O debate, que ocorreu no Comitê do Tarso Genro, localizado na Rua Barros Cassal, 68, Bairro Floresta, encerrou por volta das 16h.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia