Notícias
 
Live da FTM-RS prepara a categoria para a mesa de negociação
Ainda nesta semana, será realizada uma rodada de negociação das Máquinas Agrícolas e na próxima semana, da Metalurgia
21/10/2020




O presidente da FTM-RS, Lírio Segalla, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Panambi, Jorge Martins e o economista e diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ricardo Franzoi conversaram com metalúrgicos de todas as regiões do estado, preparando a base para as negociações. Ainda nesta semana, será realizada uma rodada de negociação das Máquinas Agrícolas e na próxima semana, da Metalurgia.

Neste ano atípico, a negociação do reajuste salarial para a categoria acontecerá em novembro. Devido à pandemia do coronavírus, a FTM-RS optou por renovar as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. Com isso, garantiu os direitos da categoria até abril de 2021 e por entender que em abril vivíamos um momento de inúmeras incertezas, jogou a negociação das cláusulas econômicas para novembro.

Franzoi trouxe dados que mostraram as perdas que os trabalhadores tiveram com as medidas de redução de jornada e salário e, de suspensão de contrato. O economista também abordou os benefícios que foram concedidos para as empresas enfrentarem a crise econômica gerada pela pandemia.

Os sindicalistas, Lírio e Jorge, ressaltaram que os trabalhadores pagaram a conta da crise e aceitaram colaborar com as empresas que adotaram essas medidas. Por isso, a mobilização de todos é muito importante, os empresários precisam saber que os trabalhadores tem a consciência de que fizeram a sua parte durante o período mais crítico da pandemia e que agora é o momento de recuperar as perdas que tiveram.

“Na maioria das empresas de máquinas agrícolas não ouve prejuízos, bem pelo contrário, a produção seguiu em alta. As empresas só readequaram os espaços, distribuíram os kits de higiene de acordo com os protocolos de saúde”, contou Jorge.

Lírio ressaltou que o cenário das máquinas agrícolas reflete a situação de algumas empresas de metalurgia. “Os trabalhadores devem ficar atentos para não cair na conversa dos patrões. Até porque o que estamos discutindo nesta campanha salarial é a inflação do ano passado”, enfatizou o presidente da FTM-RS.

No final da live, Franzoi chamou a atenção para uma das maiores lições que a pandemia trouxe. De acordo com o economista, nas negociações salariais, os empresários sempre argumentam que quem faz o trabalho são as máquinas. “E essa pandemia, com as restrições que impôs, onde algumas empresas tiveram que dispensar os trabalhadores por poucos dias mostrou a importância da classe trabalha. Não são as máquinas as responsáveis pela produção e sim, as pessoas, os trabalhadores”.

A mediação foi feita pelo secretário de Finanças da Federação, Milton Viário. Essa foi a segunda live da FTM-RS, a primeira foi no lançamento da campanha salarial, que aconteceu no mês passada. A atividade foi transmitida pela página da FTM-RS no facebook e compartilhada por diversos sindicatos filiados. Na próxima semana, está prevista mais uma live com as informações da campanha salarial.

ASSISTA AQUI A LIVE


Fonte: FTM-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia