Notícias
 
Lula inaugura oficialmente polo naval em Rio Grande
24/10/2010


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar oficialmente nesta quinta-feira o polo naval em Rio Grande, cuja principal estrutura, o dique seco do Estaleiro Rio Grande, já está em plena operação, com a montagem da P-55. Para o início de 2011, está prevista a largada na construção de cascos de plataformas no dique.

Conforme a previsão da Petrobras, em janeiro começa a chegar a Rio Grande o material para a construção do primeiro dos cascos, que darão origem a oito plataformas do tipo FPSO (unidades de produção flutuantes, com propulsão própria, capaz de armazenar óleo e gás).

O primeiro dos cascos deve ficar pronto em meados de 2013. O último da série deve ser entregue em 2016. O investimento é de cerca de US$ 3,5 bilhões.

A segunda etapa será a montagem final das plataformas. Conforme Márcio Ferreira Alencar, gerente de implementação de empreendimentos de plataformas para o pré-sal, não há garantia de que isso vai ocorrer em Rio Grande. Até agora, essa é a principal atividade desenvolvida na cidade portuária, que já fez a integração de módulos da P-53, em operação há quase dois anos na Bacia de Campos.

O dique já está sendo usado na montagem da P-55 - a segunda plataforma com berço gaúcho. Foi encomendado pela Petrobras à construtora WTorre, que depois vendeu a área já concluída à Engevix, a responsável pela construção dos cascos.

- Esse é o segundo maior dique em largura do mundo. A área de pré-edificação está sendo 100% utilizada e das seis oficinas, cinco já estão funcionando. Como diriam os jovens, o dique está bombando - brincou o gerente setorial de construção e montagem do deckbox (convés) da P-55, José Luís Rodrigues da Cunha.

O casco da P-55 é construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape (PE), enquanto os equipamentos da parte superior são montados em Rio Grande. Em setembro de 2011, deve começar a união do casco com os equipamentos, também na cidade gaúcha.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia