Notícias
 
Segurança e soberania alimentar
22/10/2010


Lideranças de Estado e de governo, autoridades e representantes da sociedade civil de todo o mundo participaram na semana passada em Roma, Itália, da 36ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

O encontro aconteceu em meio às celebrações pela passagem do Dia Mundial da Alimentação, lembrado no dia 16 de outubro. O Brasil esteve representado por integrantes do governo e da sociedade civil do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

A reunião que acontece todos os anos teve como objetivo debater as experiências e dar encaminhamentos as proposições no que tange a segurança alimentar. De acordo com os dados da FAO, o número de pessoas que passam fome no mundo chegou a 1 bilhão em 2009. O dado é assustador, principalmente porque três quartos desses famintos do mundo estão no meio rural. Segundo a entidade, a produção de alimentos terá de aumentar 70% para sustentar a população que o mundo terá em 2050, estimada em 9 bilhões de pessoas.

Se no mundo a situação é alarmante, no Brasil há um cenário mais otimista. De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea), desde 2003, mais de 27 milhões de brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza, superando o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.

De acordo com Elisângela Araújo, diretora executiva da CUT, presente a atividade, estes avanços conquistados no Brasil se devem muito as políticas sociais adotadas pelo governo, como por exemplo, os Programas Fome Zero, de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar, que asseguram às famílias transferência de renda e o direito à alimentação. Outro fator a ser destacado é a maior abertura para a participação da sociedade civil na discussão e elaboração de políticas públicas que visem a produção alimentar e o combate à fome e à pobreza”, argumenta Elisângela.

Apesar dos números positivos, a dirigente CUTista alerta que ainda há muito no que se avançar. “O fortalecimento da agricultura familiar será de extrema importância no que diz respeito a segurança e soberania alimentar. Essa resolução passa pelo acesso a terra para produção, crédito e assistência técnica, política de preços, valorização do nosso produto que garantam a produção sustentável e o acesso aos alimentos em quantidade suficiente."

Além da dirigente da CUT, a reunião também contou com a participação da vice-presidente da Contag e secretária geral da Coprofam, Alessandra Lunas. Ela chamou a atenção para a importância da  integração entre as organizações que tratam da segurança alimentar "para que aquelas que vão compor o Conselho de Segurança Alimentar tenham um diálogo mais efetivo, garantindo o debate da segurança alimentar, o combate a fome e o abastecimento. Vale destacar que a participação da sociedade civil neste Conselho foi uma grande vitória dos movimentos.”

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia